Aluno do 5º ano da rede pública estadual do ensino fundamental foi selecionado entre diversos alunos do país
O estudante Luan Gama, de 10 anos, da Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar, de Manaus, representa o Amazonas no quadro “Pequenos Gênios”, no programa “Domingão com Huck”, da rede Globo. A criança teve sua primeira aparição neste domingo (9).
Luan é a primeira criança do Amazonas a participar da atração, que reúne estudantes de diferentes estados. Para o pequeno gênio, que aprendeu a ler aos 3 anos e se destaca em Matemática, Raciocínio Lógico, Português e Geografia, a expectativa de participar da disputa é grande.
“Convido todos a assistirem domingo e, também, a torcerem por mim. Eu vou representar nosso estado sendo um dos Pequenos Gênios de 2023. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou a criança.
Luan contou que, quando o quadro do dominical estreou, percebeu que conseguia resolver as expressões matemáticas apresentadas no programa com facilidade. “Às vezes, eu falava a resposta correta primeiro que os participantes e pedi para a minha mãe me inscrever”, contou.
Para a mãe de Luan, Lara Gama, a seleção do filho foi uma surpresa. Ela contou que só inscreveu Luan a pedido dele, mas que pensava que as escolhas dos participantes eram todas “cartas marcadas”.
“Eu realmente fiquei surpresa. Fiz uma inscrição muito despretensiosa. Preenchi o formulário de forma bem básica. Eles não só analisaram a inscrição do meu filho, como entraram em contato de forma remota, fizeram entrevistas e testes à distância, e depois chegou a notícia da seleção”, disse Lara Gama.
Além de contar com a mãe, familiares e amigos, Luan conta com o apoio da professora Glória Mota, da escola onde estuda. Com mais de 20 anos de magistério, a docente conta que adapta as atividades de acordo com a necessidade e especialidade dos alunos dela e foi assim com o Luan.
“O Luan tem muitas habilidades com cálculo e raciocínio lógico. Como todo gênio, ele é muito prático, mas às vezes a praticidade não é o suficiente. Então, nós, professores, temos que saber o método de como chegar nesses alunos, para tornar tudo mais interessante, mesmo eles já sabendo muitas coisas”, explicou a professora.
A notícia da participação do estudante no programa global foi dada por Luan para os amigos, em sala de aula, e agora a escola está unida torcendo pelo pequeno gênio que, sem dúvidas, já dá os seus primeiros passos para uma futura carreira na medicina, profissão que quer seguir futuramente.
- Por July Barbosa com informações G1.
- Foto: Divulgação.