A Volkswagen decidiu suspender o lay-off dos trabalhadores da fábrica de Taubaté, SP, devido às boas vendas do Novo Polo e do Polo Track. O Polo foi o único automóvel a passar de 10 mil emplacamentos em julho. Confira a nota divulgada.
“Em razão do desempenho positivo do modelo Polo, a Volkswagen do Brasil decidiu ajustar as medidas de flexibilidade para a fábrica de Taubaté (SP), cancelando o lay-off previsto para iniciar em 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção, e aplicando férias coletivas de 10 dias para os dois turnos da unidade, iniciando em 31/7”, diz a nota.
A nota fala também das outras fábricas: “A fábrica de São José dos Pinhais (PR) segue com um turno em lay-off desde 5 de junho. As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São Carlos (SP – motores) estão operando normalmente. As ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen”.
Inicialmente, a montadora não havia divulgado os motivos para a adoção do lay-off, mas o sindicato afirmou que a justificativa da empresa estava relacionada à adequação do volume de produção ao mercado, que estava sendo impactado pelos altos juros.
A fábrica de Taubaté já havia sido paralisada por oito dias entre junho e julho, sendo retomada somente no início de julho. Com cerca de 3,1 mil trabalhadores, a unidade é responsável pela fabricação do Polo Track.
- Por July Barbosa com informações G1.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.