De acordo com um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, a Jovem Pan apresentou uma queda significativa em sua posição no ranking de emissoras e empresas escolhidas para veicular a publicidade oficial do governo. Durante os primeiros seis meses do governo Lula, a única verba registrada no sistema de divulgação federal foi de 2.413 reais, destinada à divulgação de uma campanha de combate à tuberculose por uma rádio afiliada em Manaus.
De 2019 a 2022, a JP recebeu R$ 18,8 milhões da Secom, ficando em 12º lugar entre as empresas mais bem pagas pelo Governo.
O presidente da Jovem Pan, Roberto Alves de Araújo, expressou sua surpresa diante do fato de a empresa estar sendo ignorada pelo governo.
Segundo ele a escolha política de um veículo em detrimento de outro demonstra o abandono dos princípios de boa administração pública.
“A ESCOLHA POLÍTICA DE UM VEÍCULO EM DETRIMENTO DE OUTRO DENOTA O COMPLETO ABANDONO DA BOA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM NOME DE IDEOLOGIAS” PONTUOU ROBERTO ARAÚJO
Em suma a Jovem Pan alega possuir mais de cem rádios afiliadas em todo o Brasil, além de TV por assinatura.
Além disso alcança mais de 40 milhões de usuários únicos por mês, somente no YouTube.
Enquanto os contratos da Jovem Pan com a Secom minguaram, a Globo retomou sua posição de liderança no ranking de verbas de publicidade do governo federal, recebendo um total de 54,4 milhões de reais em apenas seis meses.
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Edição: Hector Santana, com informações de O Antagonista e da Folha de São Paulo
Revisão ortográfica: Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata Alves