Durante entrevista na manhã desta quinta-feira (3), que o presidente Lula concedeu a radialistas da região amazônica, na qual falou sobre a importância da Amazônia e sobre visitas às principais capitais brasileiras.
Lula deu ênfase na preocupação do governo com a questão ambiental. De acordo com o presidente, nos últimos encontros internacionais de que participou, a Amazônia sempre esteve no centro do debate e o Brasil precisa ser exemplo disso.
“Nós vamos ter que ter responsabilidade não apenas com o nosso povo, não apenas internamente, mas temos que ter responsabilidade em apresentar ao mundo que não apenas falamos de preservar a Amazônia, nós fazemos de verdade”, declarou o presidente.
Com agenda marcada para o fim de semana em Parintins, no Baixo Amazonas, Lula disse também que pretende vir a Manaus ainda este ano. “Preciso fazer uma visita às principais capitais brasileiras”.
Questionado sobre as ações do governo para frear o avanço do crime organizado na Amazônia, Lula informou que a Polícia Federal passará a ter uma base em Manaus que concentrará as operações de todo o território amazônico e que será proposta uma ação coordenada com as políticas de outros países a fim de proteger as fronteiras. “Não é apenas do tráfico de drogas, é questão do crime organizado que tem tomado conta de muitas áreas da nossa querida Amazônia. Vamos ser muito duros com isso”, enfatizou.
Lideranças da Amazônia Legal
Lula explicou também que, nos próximos meses, deverá se reunir com chefes de Estado dos países que compõem a Amazônia Legal para debater soluções para a segurança nas fronteiras e que foram convidados a participar do encontro o presidente francês Emanoel Mácron, representando a Guiana Francesa, e os presidentes do Congo e da Indonésia. Das negociações, será feita uma proposta a ser apresentada em reunião na Conferência das Partes (COP) no fim do ano.
“Primeira vez em 45 anos que serão feitas as reunião com todos os países da Amazônia. Todo mundo fala da Amazônia. A Amazônia é a menina dos olhos do mundo inteiro, por isso decidimos fazer em Belém essa cop 30 para as pessoas conhecerem de perto o que é a Amazônia. As pessoas precisam conhecer o nosso povo”, declarou Lula que também anunciou o plano para premiar os municípios da Amazônia que mais reduzirem os níveis de desmatamento.
- Por Redação Convergente
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Marcus Reis