De acordo com informações do The Wall Street Journal, a Meta está trabalhando em um novo sistema de inteligência artificial (IA) que pretende ser tão poderoso quanto o modelo mais avançado oferecido pela OpenAI, o GPT – 4. A LLM (Large Language Models) deve estar pronta no início de 2024 e deve ultrapassar até a tecnologia de sua própria versão comercial, o Llama 2.
O que você precisa saber:
- O objetivo do novo sistema seria ajudar empresas a construir serviços que produzam textos, análises e outros resultados sofisticados;
- A Meta teria montado um grupo no início deste ano para construir o modelo com plano de começar o treinamento da nova IA no início de 2024;
- A controladora do Facebook e Instagram não quis comentar o projeto, informou a Reuters.
A Meta vem adquirindo chips de treinamento de IA e construindo data centers para criar um novo chatbot desde o início do ano. Isso significa que a empresa está reforçando sua infraestrutura para que, desta vez, não dependa da plataforma de nuvem Azure da Microsoft para treinar o novo sistema.
Llama 2 é o modelo de linguagem de IA de código aberto da Meta lançado em julho e distribuído pelos serviços de nuvem Azure da Microsoft para competir com ChatGPT da OpenAI e Bard do Google. A nova IA seria semelhante ao produto já existente, inclusive na distribuição gratuita.
Vale lembrar que não é apenas a Meta que está na corrida para avançar na tecnologia. Em julho, a Bloomberg revelou que a Apple também construiu sua própria base de IA. Conhecida como “Ajax”, o serviço de chatbot é chamado por alguns engenheiros de “Apple GPT”.
- Informações: Olhar Digital
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Giulia Renata Melo