De acordo com informações do movimento, o Mulheres em Conexão nasceu no dia 21 de maio de 2023 e, hoje, com apenas 4 meses de existência, já participou da programação do SOUMANAUS 2023 passo a paço, no espaço urbano, junto com a roda de samba do Movimento Frente Unida da Capoeira Tradicional que tem 23 anos de existência.
O movimento comemora no dia 21/09 seus 4 meses de existência. Para isso, realizará uma roda referente ao Setembro Amarelo e convida os capoeiristas em geral para somar e levar boas energias aos que ali estiverem. Segundo informações do evento: “vamos ter a roda de capoeira e a ação com a distribuição de materiais de incentivo à vida! Serão 100 cartões entregues às pessoas, abraço grátis e uma palavra de luz pra quem por ali passar.
– Setembro Amarelo é um mês para reforçar ainda mais a importância da vida!
E a importância de ouvir mais as pessoas ao nosso redor, e nós como mulheres que somos, a nossa natureza é cuidar, acolher e ouvir, vamos nos reunir para essa conversa e conscientização sobre a importância da vida e prevenção ao suicídio, por que antes de cuidarmos do físico, precisamos cuidar da mente, falar cura e jogar capoeira também! Após a roda de capoeira, a turma do samba do Movimento da Frente Unida da Capoeira Tradicional do Amazonas que tem 23 anos de existência, vai abrilhantar, alegrar e fechar esse trabalho voluntário de conscientização à vida!
Já temos em mente como vamos dar seguimento nesse projeto para que ele a cada dia cresça, não em quantidade, mas sim em qualidade e organização, e fortaleça um aos outros. O movimento tem como finalidade unir mulheres que desejam participar, mesmo sendo de diversas escolas e grupos de capoeira ou até mesmo da comunidade em geral.
Realizamos treinos não só de capoeira, mas também de funcional, box, Aerohiit, Hidroginástica entre outros”.
A professora de capoeira Peteca da Escola Luta de Libertação e a Graduada Dandara da Escola de Capoeira Quilombo são as coordenadoras deste movimento.
“Vamos ter novidades vindo aí, e lógico não se faz movimento sem a participação de pessoas, por isso esse veio para de fato somar forças com nossa capoeira do Estado principalmente com as mulheres da capoeira que ainda é a minoria, porém o importante aqui é elevar nossa cultura dando destaque à qualidade e organização e não quantidade, e todos que quiserem podem participar e ajudar a movimentar nossa cultura.
Então convido a todos a participar, você pode curtir a página, pretistigiando ou até mesmo fazer parte dessa idéia.
Independente de sua bandeira de capoeira, o objetivo maior aqui é destacar as mulheres que gingam, tocam, cantam e mostrar nosso valor, fazendo a diferença em nossa cultura.
Não é um movimento só de capoeira, apesar de os participantes serem, predominantemente, capoeiristas.
É um movimento que tem seus eventos externos, e é aberto a todas mulheres que queiram fazer parte, e somar de forma positiva, pra que ali façamos outras atividades e treinos como Aerohiit, Hidroginástica, box, funcional e até mesmo uma boa roda de conversa pra debater algum tema relevante, fazer um piquenique,um samba de roda, uma ação em prol de conscientização entre outros”.
Leia mais: Feira da FAS acontece domingo com programação especial em homenagem à Amazônia
- Fonte: Assessoria de Imprensa
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Giulia Renata Melo