Morreu nesta quinta-feira, 28, o ator Michael Gambon, que interpretou o mago Albus Dumbledore nos filmes da franquia de Harry Potter, aos 82 anos. De acordo com a nota da família, a causa da morte teria sido uma crise forte de pneumonia.
A informação foi confirmada pela família do artista e divulgada na agência de notícias PA Media.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz a nota da agente de publicidade Clair Dobbs, em nome da esposa do ator e seu filho, Anne e Fergus Gambon. No comunicado, há também um pedido de respeito à privacidade da família.
Michael nasceu em Dublin, na Irlanda, e imigrou para o Reino Unido em 1945. Teve uma longa carreira no teatro e ficou famoso pelas interpretações em peças do escritor Alan Ayckbourn.
Entre seus papéis notáveis, estão o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.
Gambon foi o segundo ator a interpretar Dumbledore na versão cinematográfica de “Harry Potter”. Ele encarou o papel depois da morte de Richard Harris, em 2002. Harris participou dos dois primeiros longas da franquia. Desde 2018, o personagem é interpretado por Jude Law, na saga “Animais Fantásticos”.
- Por July Barbosa com informações G1
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação