Nos dias 26 e 27 de setembro ocorre o evento “Naurbe 21 anos”, que celebra mais de duas décadas do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Mesas redondas, palestras e exposições de pesquisadores sobre patrimônios culturais, cidades e vida urbana, culturas populares, religiosidades, festas e devoções populares farão parte da programação do evento.
O Naurbe-21 anos ocorre de modo hibrido, presencial no Auditório Paulo Burhein, localizado no Campus Universitário da UFAM, Setor Sul (Mini-Campus), e em transmissão virtual no canal do YouTube. O evento é organizado e promovido pelo NAURBE e conta com parceria interinstitucional do NAUI – Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (UFSC). E apoio institucional: PPGAS/UFAM; Revista Wamon/UFAM, INCT/CNPq Brasil Plural, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); ICB/UFAM; CTIC/UFAM.
Canal do NAURBE no You Tube
https://www.youtube.com/channel/UCD9C3M10AS9lQR959D0Wdfg
Confira a programação completa do evento:
Sessão de Abertura – dia 26/10/2023
Manhã – 08:30 às 10:00
Sérgio Ivan Gil Braga (Coordenador NAURBE – UFAM), Alícia Norma Castells (Coordenadora NAUI – UFSC)
Comunicações de abertura: Rodrigo Fadul Andrade (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Coordenador da REPAM) – “NAURBE Extramuros”. Ana Cristina Rodrigues Guimaraes (Pós-doc no PPGAS/UFSC) e Simone Lira da Silva (Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, curso de Antropologia- Diversidade Cultural) – “NAUI e suas dinâmicas”.
MESAS REDONDAS – dia 26/10/2023
Manhã – 10:20 às 12:00
- Processos de patrimonialização em contextos urbanos
Coordenador da mesa: Sérgio Ivan Gil Braga (Professor Titular UFAM – Doutor em Antropologia Social – PPGAS/USP)
Expositores:
Alicia N. G. de Castells (Professora Titular UFSC; Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFSC). “Centros históricos: negociação e tensão entre os agentes do campo patrimonial na cidade contemporânea”.
Ana Cristina Rodrigues Guimaraes (Pós-doc no PPGAS/UFSC). “O direito à cidade numa unidade de conservação: uso e ocupação do solo na comunidade tradicional do Sertão do Ribeirão”.
Isadora da Cunha Benaion (Mestranda PPGAS/UFAM). “Apagamento dos sítios arqueológicos enquanto memória e patrimônio cultural da cidade de Manaus”.
Tarde – 14:00 às 15:50
- Expressões de patrimônio imaterial
Coordenador da mesa: Alvatir Carolino da Silva (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Professor do IFAM – Campus Zona Leste/ Manaus).
Expositores:
Cristian Pio Ávila (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Vacaria). “Coordenação do Inventário Nacional de Referências Culturais do Complexo Cultural dos Bois Bumbás de Parintins e Médio Amazonas – IPHAN – 2012 – 2019”.
Leandro Eustáquio Gomes (Doutor em Antropologia Social e Cultural – Universidade de Coimbra; Pós-doutorando PPGICH/UEA). “O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro/AM: Impactos da Patrimonialização”.
Mauro Augusto Dourado Menezes (Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Antropólogo do IPHAN/AM). “O Patrimônio que está em mim”: um estudo sobre a política de salvaguarda da Cachoeira de Iauaretê.
Patrícia Martins (Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFSC; Pós- Doutoramento no ISCTE, Lisboa – Portugal). “Patrimônios afro-diaspórico e decolonização: performances, imaterialidades e subversão”.
Tarde – 16:10 às 18:00
- Cultura popular: relatos de pesquisas
Coordenador da mesa: Mauro Augusto Dourado Menezes (Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Antropólogo do IPHAN/AM).
Expositores:
Sérgio Ivan Gil Braga (Professor Titular UFAM – Doutor em Antropologia Social – PPGAS/USP). “Folclore e Cultura Popular em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade”.
Tharcisio Santiago Cruz (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Professor UFAM – Campus Humaitá/AM). “A capoeira no Alto Solimões: corpo, identidade e interação social”.
Maristela Santos Silva (Mestra em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). “Acarajé em Manaus: etnografias de saberes e conexões em torno desse alimento de matriz africana – Amazonas / Brasil”.
MESAS REDONDAS – dia 27/10/2023
Manhã – 08:30 às 10:00
- A cidade e o urbano
Coordenador da mesa: Leandro Eustáquio Gomes (Doutor em Antropologia Social e Cultural – Universidade de Coimbra; Pós-doutorando PPGICH/UEA).
Expositores:
Rodrigo Capelato (Professor da UFAM e Doutor em Arquitetura e Urbanismo/UFRGS). “Contexto espaço sujeito: notícias do tempo do agora”.
Valter Frank de Mesquita Lopes (Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA/UFAM; Professor da Faculdade de Artes/UFAM). “Artes visuais e o fenômeno urbano em Moacir Andrade”.
Nina Acacio (Mestra em Antropologia Social – PPGAS/UFSC). “Entre Fazer-Cidade e Fazer-vizinhança: uma etnografia sobre dinâmicas urbanas em uma ressaca aterrada (Santana/Amapá)”.
Artur Hugo da Rosa (Mestre em Arquitetura – UFSC). “Patrimônio, espaço público e morfologia urbana: a rua como palco”.
Manhã – 10:20 às 12:00
- Festas e devoções populares
Coordenador da mesa: Glacy Ane de Araújo Souza dos Santos (Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Pós-doutoranda no PPGAS/UFAM).
Expositores:
Rodrigo Fadul Andrade (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Coordenador técnico da REPAM). “Festas religiosas, cidades e espaços públicos: apontamentos etnográficos sobre a devoção mariana em três cidades amazônicas”.
Alvatir Carolino da Silva (Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Professor do IFAM – Campus Zona Leste/ Manaus). “Festas e devoções a São Sebastião no Estado do Amazonas”.
Eder de Castro Gama (Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia/ UFAM). “Romaria e peregrinação na Amazônia: as aparições de Nossa Senhora na cidade de Itapiranga/AM”.
Gabriel Ferreira Fragata. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia/ UFAM). “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: as manifestações da Santíssima Trindade em Manaus”.
Tarde – 13:30 às 15:20
- Religiões e religiosidades
Coordenador da mesa: Eder de Castro Gama (Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia/ UFAM).
Expositores:
Larissa Maria de Almeida Guimarães (Doutoranda PPGAS/UFAM; Antropóloga do IPHAN/RR). “História e Memória: produção do inventário participativo das comunidades de religiosidade de matriz africana e afro-brasileira mapeadas pelo IPHAN/RR entre os anos de 2016 e 2018, em Boa Vista/RR (2018-2020)”.
Glacy Ane de Araújo Souza dos Santos (Doutora em Antropologia Social – PPGAS/UFAM; Pós-doutoranda no PPGAS/UFAM). “Artes em terreiros de candomblé de Manaus”.
Nyelsen Soares Beckman (Mestre em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). “Povo de terreiro de um Centro de Umbanda em Manaus: estudo de hermenêutica jurídica e antropológica referente à aplicabilidade da Convenção n.° 169 da Organização Internacional do Trabalho”.
Comunicações livres – dia 27/10/2023
Tarde – 15:40 às 17:20
Coordenador da sessão de comunicações livres: Sérgio Ivan Gil Braga (Professor Titular UFAM – Doutor em Antropologia Social – PPGAS/USP)
Expositores:
Felipe Magno Silva Pires (Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFAM). “Dos cemitérios de várzea em comunidades tradicionais amazônicas, com ênfase na religiosidade”.
Tiago Silva de Oliveira (Graduado em Ciências Sociais – UFAM). “O K-Pop em Manaus: estudo antropológico das comunidades de fãs (2019-2022)”.
João Paulo Costa Braga da Silva (Graduando em Ciências Sociais/UFAM). “Onde hoje?”: “rolês” de jovens à noite no Centro Histórico “não-morto” de Manaus.
Lançamento de livros – dia 27/10/2023
Tarde – 17:30
Eder de Castro Gama. A Senhora, o Folclore e o Festival. Itacoatiara, Am: Ed. do Autor, 2022.
- Fonte: Assessoria de Imprensa
- Foto: Divulgação