sexta-feira, novembro 22, 2024

Tempestade de areia atinge Manaus na tarde deste domingo, 5/11

Em nota, a prefeitura de Manaus informou que ocorrências por ventania também foram registradas

Uma tempestade de areia atingiu Manaus na tarde deste domingo, 5/11. Imagens nas redes sociais mostram a forte tempestade de areia com redução de visibilidade na área urbana da cidade. A tempestade de areia que ocorreu na capital foi resultado da estiagem severa que há meses afeta o Norte do país como resultado da influência do fenômeno climático El Nino.

O estado do Amazonas teve o mês de outubro com maior registro de queimadas desde o início das medições em 1998, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Muitos focos ocorreram ao redor de Manaus, cobrindo a cidade de fumaça densa por vários dias. Nos últimos seis meses, a chuva tem sido escassa na região. Só em Manaus, nos últimos cinco meses, o volume mensal não alcançou sequer 100 mm em nenhum mês, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Em maio, o total mensal foi de 132,4 mm, em junho acumulou 48,4 mm, em julho, 69,8 mm, em agosto, 18 mm, em setembro, 42,8 mm e em outubro, 90,2 mm. Antes, em novembro, a cidade ainda não havia registrado chuva.

Tempestades de areia são mais comuns em regiões de clima árido e isso torna a tempestade deste domingo na região ainda mais impressionante. Por outro lado, não chega a ser raro ocorrer no Brasil, já que, no inverno de 2021, o país já havia sido atingido por esse tipo de tempestade em vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

As rajadas de vento geradas pela tempestade, formada pelo calor e pela umidade, provocaram o levantamento da poeira e da terra mais arenosa devido ao solo mais ressecado. Como resultado, uma gigantesca nuvem de poeira se formou na cidade.

Os dados do aeroporto Eduardo Gomes indicaram a ocorrência de fumaça desde a noite de ontem por várias horas seguidas na capital. O registro de fumaça tem sido recorrente, aliás. Nos registros das 15h09 e das 15h19 (horário de Brasília), o boletim meteorológico METAR do aeroporto reportou rajadas de vento ao redor de 70 km/h. A temperatura despencou em minutos, com registro de 34°C às 15h09 e 25°C, às 15h19.

Para os próximos dias, os modelos indicam que o tempo fica instável ainda com condições para chuva mais ampla entre a segunda e a terça-feira. Como é comum na região, o sol se alterna com momentos de chuva. A expectativa é de novos temporais isolados na região que podem gerar acumulados expressivos de precipitação na região, contudo ainda são insuficientes para reverter a seca que castiga a Amazônia. A partir de quarta, a tendência é de a chuva escassear novamente.

Ocorrências por ventania – Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que os servidores de plantão na Central 199 (Defesa Civil de Manaus) acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Amazonas Energia, na tarde deste domingo, 5/11, para realizarem o atendimento emergencial a três ocorrências de destelhamento na cidade, sendo duas no bairro Lírio do Vale (zona Oeste) e uma no bairro Redenção (zona Centro-Oeste), ocasionadas pela forte ventania.

Conforme o Departamento de Operações (DOP) da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Semseg, a medida é necessária para que os servidores desempenhem suas atividades com segurança, após a suspensão do fornecimento de energia em ocorrências que envolvam fiação elétrica, chamadas de linha viva.

Após o procedimento, a equipe da Defesa Civil realiza avaliação técnica nas casas danificadas e orienta os ocupantes dos imóveis sobre como proceder depois do destelhamento.

A estrutura física das residências é analisada e também é verificado se representa risco aos moradores, para posteriormente serem tomadas as devidas providências e encaminhamentos.


  • Por July Barbosa
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias