A partir desta sexta-feira (15), o sinal analógico de televisão em 39 cidades do Amazonas será desligado. Com isso, a partir de sábado (16), essas cidades terão sinal exclusivamente digital, conforme portaria divulgada pelo Ministério das Comunicações. Em outros 20 municípios do estado, o prazo para interrupção foi prorrogado até junho de 2025.
No dia 31 de maio de 2018, foi desligado o sinal de televisão analógico em Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea. O procedimento ocorreu após a capital amazonense e os dois municípios ultrapassarem a meta de 90% de digitalização, imposta pelo Governo Federal para que haja a transição de sinal.
O novo cronograma estabelecido pela Portaria nº11476 do Ministério das Comunicações possui duas etapas, a primeira a ser concluída até 15 de dezembro deste ano e a segunda, em junho de 2025.
A primeira etapa abrange 39 municípios do Amazonas, onde foram identificados que todos os canais já estão digitalizados e não possuem pendências de consignação. Nesta fase, foram incluídos também os municípios digitalizados pelo Programa Digitaliza Brasil.
A segunda etapa, com data de desligamento em 30 de junho de 2025, contempla 20 cidades amazonenses que não estão totalmente digitalizadas, que possuem canais digitais, mas em que ainda há pendências de consignação.
Segundo o Ministério das Comunicações, a portaria adia o desligamento e impõe diretrizes, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023 nas cidades com desligamento em junho de 2025. Entidades sem canal digital nessas cidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital.
Veja a lista de cidades que terão a transmissão desligada até 15 de dezembro de 2023:
- Alvarães
- Anamã
- Anori
- Apuí
- Atalaia do Norte
- Autazes
- Barcelos
- Barreirinha
- Boa Vista do Ramos
- Caapiranga
- Canutama
- Eirunepé
- Envira
- Fonte Boa
- Guajará
- Ipixuna
- Itamarati
- Japurá
- Juruá
- Jutaí
- Manacapuru
- Manaquiri
- Manicoré
- Maraã
- Nhamundá
- Nova Olinda do Norte
- Novo Airão
- Novo Aripuanã
- Presidente Figueiredo
- Santa Isabel do Rio Negro
- São Sebastião do Uatumã
- Silves
- Tabatinga
- Tapauá
- Tefé
- Tonantins
- Uarini
- Urucará
- Urucurituba
Veja a lista de cidades que terão a transmissão desligada até junho de 2025:
- Amaturá
- Benjamin Constant
- Beruri
- Boca do Acre
- Borba
- Carauari
- Careiro
- Coari
- Codajás
- Humaitá
- Itacoatiara
- Itapiranga
- Lábrea
- Maués
- Parintins
- Pauini
- Rio Preto da Eva
- Santo Antônio do Içá
- São Gabriel da Cachoeira
- São Paulo de Olivença
- Da Redação
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação