A amazonense Isabelle Nogueira, conhecida por ser cunhã-poranga do Boi Garantido, que disputou e conquistou uma vaga no Big Brother Brasil 2024 foi vítima de xenofobia e preconceito linguístico na madrugada desta terça-feira (09/01).
Você sabe o que é preconceito linguístico?
Motivo de muitos posts nas redes sociais, a participante amazonense Isabelle Nogueira vem sendo bombardeada de comentários sobre a sua forma de falar. Muitos dizem que ela está “forçando” o sotaque manauara. Dizer isso é reforçar que existe uma forma superior ou inferior de se falar.
O preconceito linguístico é uma forma de discriminação que consiste em julgar formas linguísticas ou pessoas pelo modo como se comunicam, podendo estar ligado a fatores como região, escolaridade, classe social, entre outras características identitárias.
Se pensarmos bem, na verdade, o preconceito linguístico é, principalmente, um preconceito social, porque, na língua, não existem formas corretas ou erradas tampouco uma “forma” certa ou errada de se falar.
Veja nosso post explicativo:
Ver essa foto no Instagram
Quando uma pessoa é alvo de preconceito linguístico pela formas linguísticas de que se utiliza, na verdade, suas características sociais e identitárias é que são postas em pré-conceitos.
O juízo de valor atribuído ao modo de falar de uma pessoa é apenas pretexto para discriminar um indivíduo ou um grupo de indivíduos. Não existe, assim, uma forma superior ou inferior de se falar algo.
Texto elaborado por: Vanessa Santos
Colaboradora: Victoria Medeiros
Ilustração: Marcus Reis (com imagens por Rede Globo)
Leia mais: Campanha ‘Janeiro Roxo’ fortalece o combate à hanseníase em Manaus