O saxofonista e músico Rudeimar Soares Teixeira, Teixeira de Manaus, morreu nesta quinta-feira (19), aos 79 de anos. O ícone da cena musical do Amazonas e do norte do país lutava contra um câncer na hipófise (responsável pelo controle da maioria das outras glândulas).
Rudeimar estava sob cuidados médicos desde semana passada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital de Manaus, onde estava internado.
Nas redes sociais, Darle lamentou a morte do pai e foi gruta a todos que ajudaram na carreira dele. “Cala-se para sempre o sax de Teixeira de Manaus. Agradecemos a todos que nos ajudaram”, escreveu a filha do músico na publicação.
Teixeira de Manaus estourou com o hit ‘Deixa o Meu Sax Entrar’. A música era a mais tocada nos beiradões do Amazonas e eleita como a cara de Manaus, segundo o resultado de uma enquete popular conduzida pela Rede Amazônica de Televisão em 2019.
O artista ganhou destaque pela linguagem autêntica no sax alto. A música incorpora uma mistura de diversos ritmos, incluindo carimbó, merengue, lambada, cumbia, forró, salsa, xote e música latina.
Na década de 1980, Teixeira de Manaus se destacou como um dos principais vendedores de LPs no Brasil, obtendo reconhecimento nacional. Suas apresentações abrangeram todo o país, com discos produzidos por gravadoras do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
O Ministerio da Cultura prestou homenagem ao artista. “A música tradicional amazonense perde um dos seus maiores expoentes, o grande saxofonista Rudeimar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus. Teixeira de Manaus sempre estará presente nos palcos que celebram a música tradicional brasileira. Aos seus familiares, amigos e admiradores, os nossos mais sinceros sentimentos.’
O prefeito de Manaus, David Almeida, manifestou profundo pesar pela morte do músico amazonense.
“Neste momento de tristeza e dor, prestamos todo o nosso apoio e sentimentos de pesar aos familiares, amigos e admiradores do artista Teixeira de Manaus, grande saxofonista, expoente da música popular amazonense, o nosso Rei dos Beiradões”, destacou o prefeito.
O velório de Teixeira de Manaus acontece na funerária Recanto da Paz, no bairro Santo Agostinho, zona Oeste. Rudeimar deixa um enorme legado para cenário musical amazonense.
Leia mais: Tradicional carnaval chic do “Feijão Top” acontece no dia 3 de fevereiro em Manaus