sexta-feira, novembro 22, 2024

Em menos de 2 meses de 2024, AM tem aumento de quase 4 mil casos de dengue comparado ao mesmo período em 2023

Em toda a Região Norte, foram registrados 12,7 mil casos pela doença e um óbito, de acordo com os dados do Ministério da Saúde

O Brasil vive um momento de explosão de casos de dengue, o que também atinge o Amazonas. Em menos de dois meses de 2024, já foram contabilizados mais de 390 mil prováveis casos de dengue, sendo quase 5 mil casos prováveis no Amazonas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

Somente em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) afirmou que já foram registrados mais de 520 casos de dengue, o que levou o município a entrar em estado de alerta.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância do Amazonas (FVS), o número de casos de dengue aumentou em 38%, comparado ao mesmo período do ano de 2023. Nos últimos dados da FVS, divulgados no fim de janeiro, o Estado chegava aos 4 mil casos de dengue, o que representa um crescimento significativo, uma vez que do dia 25 de janeiro até o dia 9 de fevereiro, foram registrados quase mil casos da doença em duas semanas.

Dados do Ministério da Saúde

Em toda a Região Norte, foram registrados 12,7 mil casos pela doença e um óbito, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Conforme o levantamento do governo federal, o Amazonas registrou 4,8 mil casos nos primeiros dias do ano, além de ter três óbitos em investigação. Os dados do Ministério da Saúde não afirmam que houve mortes pela doença no Estado.

Dados do Ministério da Saúde

Como mostrou o levantamento do Ministério da Saúde, a terceira semana epidemiológica foi o período com maior registro de casos, sendo diagnosticados 1.334. Logo no início do ano, o Amazonas registrou mais de mil casos prováveis de dengue, e os números continuaram crescendo, sendo 1.043 casos prováveis na segunda semana epidemiológica. Atualmente, o Amazonas está na quinta semana epidemiológica, conforme o Ministério da Saúde, tendo registrado 445.

Comparando os períodos, nota-se um crescente registro de casos de dengue no Estado, uma vez que na primeira semana de 2023, foram registrados apenas 196. Nas semanas seguintes – respectivamente 2 e 3 – foram registrados somente 203 e 190 casos de dengue, na época.

Ou seja, enquanto nos primeiros meses de 2024 o Amazonas registrou 4,8 mil casos prováveis de dengue, no mesmo período de 2023 o Estado teve apenas 1.051 em apenas cinco semanas epidemiológicas, de acordo com o Ministério da Saúde.

Dados do Ministério da Saúde

Segundo o último boletim da FVS, os dez municípios mais afetados pela doença são: Lábrea; Guajará; Jutaí; Tefé; Envira; Alvarães; Carauari; Iranduba; Presidente Figueiredo; Manacapuru.

O Portal Manaós buscou informações atualizadas do boletim epidemiológico sobre os registros de dengue no Amazonas com a FVS-AM, no entanto, não houve retorno.

Vacinação

O Ministério da Saúde iniciou nessa quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos.

A previsão é que os 521 municípios, selecionados para realizar a imunização, recebam as doses para vacinar essa faixa etária até a primeira quinzena de março.

O primeiro lote tem 712 mil doses que irão atender 315 municípios em Goiás, na Bahia, no Acre, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, em Mato Grosso do Sul, no Amazonas, em São Paulo, no Maranhão e no Distrito Federal.

Leia mais: A pedido do Ministério da Saúde, Fiocruz dobra a produção de testes de dengue

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias