O Nacional venceu o Manaus no último sábado (10), pelo placar de 1×0, na Colina, e se classificou para as semifinais do Campeonato Estadual de Futebol Amazonense, o Barezão 2024. O atacante Vitinho foi o autor do único gol, nos minutos finais.
Em partida válida pelas quartas de final da competição, o time azulino foi para o jogo precisando vencer. Uma vez que, o Manaus possuía a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha durante a fase de classificação.
Apesar disso, a primeira chance de gol do jogo foi do Manaus. Aos 5 minutos, Ibiapiano deixou Renanzinho livre na segunda trave, mas o atacante chutou de primeira, para fora, desperdiçando a chance de sair na frente logo no início do jogo.
A resposta do Nacional veio somente aos vinte e um minutos, com uma tentativa de bicicleta de Rogério, que acabou batendo na defesa e indo para escanteio. O time ainda teve outras chances aos 44 minutos e no último lance do primeiro tempo, mas as investidas não furaram a defesa do goleiro Waldson.
No segundo tempo, a partida foi marcada por forte chuva. A tônica da partida seguia com o Nacional indo em busca do resultado e o Manaus, tentando ser efetivo no contra-ataque. Aos 12 minutos, mais uma chegada do Nacional, Denilson recebeu a bola pela direita, puxou para o fundo, e mandou a bola pra fora. Aos 24, veio a primeira chegada do Gavião no 2° tempo com Lúcio Maranhão, que também chutou para fora.
Conforme a apresentação das duas equipes em campo, o resultado se encaminhava para um empate sem gols na Colina. A bola que decidiu o jogo, aconteceu debaixo de muita chuva, aos 39 minutos. Após jogada pela direita e finalização na direção do gol, Waldson não conseguiu segurar e Vitinho, mandou a bola para abrir o placar nos minutos finais e garantir o Nacional nas semifinais da competição.
O Nacional agora, se prepara para enfrentar o atual campeão, Amazonas FC. A partida será no próximo dia 16, ás 20h, na Arena da Amazônia, a data e horário foram definidos pela Federação Amazonense.
O esmeraldino, que retorna a campo somente em março, pela segunda fase, anunciou em nota oficial na manhã desta segunda-feira (12), o desligamento do treinador Aderbal Lana e do auxiliar técnico Yorran Lana, dos respectivos cargos. De acordo com a publicação no instagram oficial do clube, a decisão ocorreu em comum acordo entre ambas as partes.
Foto: Mateus Moreira
Leia mais: Seleção Brasileira passa vexame, sofre derrota para Argentina e está fora das Olimpíadas