sábado, novembro 23, 2024

FVS-RCP fortalece capacitação em vacinação para Secretarias Municipais de Saúde

A Atividade de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) compreende análise de informações, estratégias e ações, cálculo de necessidades de vacinação; planejamento e execução de atividade de vacinação, entre outras

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, segue investindo na capacitação da área técnica de vacinação das Secretarias Municipais de Saúde. Entre as ações de fortalecimento, estão as capacitações da Oficina de Microplanejamento para Atividade de Vacinação para Alta Qualidade (AVAQ).

A Atividade de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) compreende análise de informações, estratégias e ações, cálculo de necessidades de vacinação; planejamento e execução de atividade de vacinação, comunicação e mobilização social, sistema de informação do plano de análise do município, monitoramento e supervisão de unidades de saúde.

Na terça-feira (26), foi realizada, de forma on-line, a Etapa I da oficina, focada na Análise da Situação de Saúde no microplanejamento. Seguindo o conteúdo programático, a Etapa II, dedicada ao planejamento e programação, está agendada para a próxima quarta-feira (03). As etapas subsequentes, Etapa III, sobre seguimento e supervisão, e Etapa IV, com monitoramento e avaliação, estão programadas para o dia 11 de abril.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância dessas capacitações. “Investir na qualificação dos profissionais de saúde é essencial para garantir uma vacinação eficaz no Amazonas. As oficinas contribuem para fortalecer o planejamento e execução das campanhas municipais de vacinação”, disse.

As instrutoras responsáveis por conduzir essa capacitação são as enfermeiras Cléia Martins e Priscila Siqueira, ambas da Gerência de Imunização do Amazonas (GEIM), integrantes do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

A enfermeira Cléia Martins, subgerente na GEIM, enfatizou que o sucesso da vacinação está relacionado ao planejamento estratégico das campanhas. “As etapas dessa oficina são fundamentais para que as equipes de vacinação estejam preparadas, desde a análise da situação de saúde até o monitoramento e avaliação das campanhas”, afirmou.

Na coordenação das ações de imunização no Amazonas, a FVS-RCP oferta suporte técnico para fortalecer as equipes municipais de vacinação no intuito de ampliar as coberturas vacinais. O monitoramento da execução das ações de vacinação nos municípios é outra dessas ações que visa fortalecer a prevenção de doenças imunopreveníveis.

 

 

 

 

 

Fonte: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto / FVS-RCP

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Leia mais: Biomédica brasileira cria chip capaz de diagnosticar 18 tipos de câncer em estágio inicial

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias