O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na manhã da última terça-feira, (9), uma reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para apresentar a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, que será um passo central para a consolidação do programa Escola das Adolescências.
Na reunião, foram expostos dados sobre os anos finais, incluindo uma visão a partir do Censo Escolar de 2023 e o detalhamento da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, uma iniciativa de diagnóstico nacional sobre as adolescências e de mobilização de redes e escolas para a escuta ativa aos estudantes dos anos finais. O evento se dará de 6 a 14 de maio. Foi apresentado, ainda, o calendário dos webinários preparatórios para a Semana da Escuta, que acontecerão em 25 e 30 de abril, com transmissão pelos canais do MEC e do Conviva Educação, no YouTube.
Entre as contribuições dos representantes da Undime e do Consed, destaca-se a importância de construirmos uma política nacional para os anos finais, especialmente considerando a janela de oportunidade da pré-adolescência e adolescência, para alavancar as aprendizagens nesta etapa. Além disso, os representantes compartilharam a alta relevância prática e simbólica de ter uma ampla escuta inicial das adolescências nas escolas para a construção do programa nacional.
A proposta do programa Escola das Adolescências está organizada em três eixos:
- Governança;
- Desenvolvimento Profissional;
- Organização Curricular e Pedagógica.
A iniciativa busca melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que promove a expansão e articulação de diferentes experiências formativas para a ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.
A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma ação estratégica, que será realizada de 6 a 14 de maio, voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental das redes estaduais, distrital ou municipais. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.
Para mais informações sobre a Semana da Escuta, o MEC disponibiliza a página do webinário prévio à iniciativa: “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”, em 25 de abril. A página do segundo webinário “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, que ocorrerá no dia 30 de abril, será disponibilizada em breve.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Foto: Divulgação / Ministério da Educação – Governo Federal
Leia mais: Sem transparência, prefeito de Lábrea anuncia compra de R$ 4 milhões em medicamentos