A unidade móvel do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) que estava no Sest Senat (Jorge Teixeira, zona leste) funcionará em novo endereço, no estacionamento do supermercado Atacadão da Manaus Moderna (avenida Lourenço da Silva Braga, zona sul), a partir desta quinta-feira (23/05). Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o espaço atenderá de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h
O local conta com Ponto de Atendimento da Receita Federal (PAV); atendimento dos programas “Empreender no Envelhecer”, da Sejusc, e “+ Crédito Amazonas”, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); cadastro das carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e PcD; e orientação sobre o Passe Livre Intermunicipal, dentre outros serviços.
Atualmente, a Sejusc possui duas unidades móveis do PAC atuando na capital amazonense: a Cupuaçu, que começará a atender no Atacadão; e a Açaí, localizada no estacionamento do Baratão da Carne, avenida Torquato Tapajós, nº 9.250, zona norte de Manaus.
Sobre as unidades
As unidades móveis do PAC têm possuem 12 postos de atendimento simultâneos e contam com diversos serviços da Sejusc, através de solicitações para: emissão de Ciptea, CiPcD e Passe Legal; cadastro no programa “Empreender no Envelhecer”; e formulário para o Passe Livre.
Além disso, os espaços oferecem, também, serviços de outros órgãos estaduais, tais como Setemp, Amazonprev, Procon e Sefaz.
Veja também:
Por ter a maior população indígena da Região Norte do país, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar tem incentivado as escolas estaduais do Amazonas a se inscreverem 1ª Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (Obereri), realizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de junho por meio de formulário on-line, disponível por meio da aba ‘Obereri’, no site abpn.org.br.
A olimpíada visa promover o conhecimento sobre as tradições culturais e históricas dos povos originários. As provas serão realizadas em etapas regional, estadual e nacional, nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente. Os conteúdos incluem aspectos da história, culturais, sociais e políticos relacionados à diáspora africana e dos povos indígenas.
*Com informações da assessoria