O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), abre, neste domingo (09), o agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Manaus. Serão disponibilizadas 5 mil vagas para agendamento eletrônico, que poderá ser feito através do site cinam, a partir das 18h.
Segundo Mahatma Porto, diretor do IIACM, o objetivo da iniciativa é ampliar o acesso ao serviço, priorizando aqueles que enfrentam dificuldades para agendar durante a semana. A SSP-AM enfatiza que todo o procedimento será realizado sem custos para os cidadãos.
“Essa é uma iniciativa que visa dar ao cidadão mais tempo para se programar, uma vez que durante a semana, não consegue por conta de vários compromissos do dia a dia. Com a abertura das vagas neste domingo, ele poderá fazer com calma, dentro do seu planejamento, e escolher o dia que vai poder ir ao atendimento”, informou o diretor do Instituto.
Porto alertou, ainda, que os agendamentos serão disponibilizados a partir das 18h e serão totalmente gratuitos. Ao todo serão abertas 5 mil vagas. Todas as vagas serão para atendimento de segunda-feira (17) à sexta-feira (21), entre as 8h e 16:45h.
“As vagas são para todos os Pronto Atendimento ao Cidadão da capital e o solicitante poderá escolher aquela unidade que lhe for mais acessível”, frisou o diretor.
O diretor destacou, também, que a SSP-AM pede que o solicitante compareça na data e hora agendadas, uma vez que o não comparecimento retira a oportunidade de quem estava precisando do documento. Além disso, o não comparecimento, a pessoa ficará impedida de realizar novo agendamento durante 60 dias.
Documentos necessários
Mahatma reforçou que antes de o cidadão buscar solicitar o agendamento, é necessário se certificar que todos os documentos encontram-se sem rasuras, com letras legíveis e com dados atualizados, no caso do Registro Civil e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
“Essa é uma recomendação necessária porque muitas vezes o cidadão pode não se atentar à condição dos documentos apresentados e à atualização dos dados, pois além de ter o atendimento comprometido, não terá a solicitação aprovada”, lembrou o diretor.
Importante ressaltar que muitas vezes o cidadão não consegue agendar porque há divergência dos dados do CPF. Neste caso, ele deve procurar os canais de atendimento da Receita Federal e consertar seu cadastro. Outro motivo de não agendamento é que sua linha telefônica pode estar bloqueando mensagens consideradas indesejáveis( spam). Neste caso, o cidadão deve se certificar com sua operadora de telefonia móvel”, explicou.
Todos os documentos exigidos para a solicitação da CIN estão disponíveis no site da SSP-AM.
Fonte: Assessoria
Leia mais: Amazonas alcança três anos sem casos de sarampo, segundo Ministério da Saúde