Dez alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Senador Petrônio Portella, localizada na zona centro-oeste de Manaus, se destacaram e receberam medalhas de bronze e de Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI). Nesta edição, o número de inscritos chegou a 14.776 mil estudantes, em todo o país.
A olimpíada ocorreu de forma virtual e em fase única, com uma avaliação de 30 questões. De acordo com o professor de Língua Inglesa dos estudantes inscritos, Miqueias Nunes, as questões envolviam diversos campos de interpretação, além de gramática e estruturas da Língua Inglesa.
“Nós tivemos 50 alunos interessados e, com a saída dos resultados, dez medalhistas. Três alunos ficaram com medalha de Bronze e outros sete receberam medalha de Honra ao Mérito. Os demais participantes receberam certificados de participação”, explicou o docente.
Segundo o educador, o ensino de inglês é fundamental para abrir portas para os estudantes, principalmente no âmbito profissional.
“Ficamos muito felizes com esse resultado. O inglês é essencial na formação do cidadão, além de abrir portas para o diálogo internacional, para ter uma educação de qualidade e, principalmente, para ampliar as oportunidades profissionais. É uma língua que dá ferramentas para que esses jovens possam contribuir em diversos campos da nossa sociedade”, declarou.
Uma das vencedoras da medalha de Bronze foi a aluna Ingrid Laila Santos Machado, que está na 2ª série do Ensino Médio. Segundo ela, a escolha de participar da olimpíada veio da curiosidade de testar os próprios conhecimentos em relação à língua inglesa.
”Eu sempre tive muita curiosidade de saber línguas e muita afinidade também. Ganhar essa medalha, no final de tudo, foi uma grande conquista para mim. Me senti mais motivada a continuar estudando inglês e também pretendo voltar para a olimpíada futuramente”, disse.
Outra estudante também do Ensino Médio premiada foi Elis Raquel Azevedo Luz, que conquistou a medalha de Honra ao Mérito. Para ela, que sempre gostou de consumir conteúdo em inglês, a prova veio como uma oportunidade de testar o que sempre viu nos filmes e séries.
“O que me fez querer participar da olimpíada foi a vontade de avaliar o meu inglês. Sempre estou consumindo produções em inglês, como séries e filmes, e eu queria testar se sou realmente boa. Fiquei feliz por esse resultado. Gostei de ter participado”, afirmou.
Outros alunos premiados com medalha de bronze foram: Kelly Beatriz Pereira Bezerra e Luiz Carlos Pereira da Costa Rezende. Receberam medalhas de Honra ao Mérito os estudantes Enilde Campos de Souza Neta, Gabrielly Faba de Assis, Geissy Thaylinne Seixas Nogueira, Kaila Katrina Lima do Nascimento, David dos Santos Lira Júnior e Sofia Carmelo da Silva Rivera.
*Fonte: Assessoria/Seduc
Leia mais: Edital para Mestrado em Geografia é divulgado pela UEA