Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (13), a Rede Globo informou que não irá mais fazer a transmissão do Festival Folclórico de Parintins 2024. Segundo a emissora carioca, não houve acordo entre a empresa e a TV A Crítica, que detém os direitos de exibição do festival.
De acordo com o comunicado, a Globo ainda tem interesse em exibir o festival nas plataformas do grupo, apesar da falta de acordo. O grupo afirmou que continuará com a programação voltada ao Festival de Parintins no jornalismo local e nacional.
“A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica”, diz um trecho do comunicado.
Após a divulgação da nota, A Crítica também se posicionou sobre o assunto e destacou que houve tratativas com a emissora carioca e se dispôs a ceder imagens do festival, além da produção de sinal, “arcando com todos os custos de sua estrutura técnica”.
A emissora amazonense, no entanto, alegou que não houve acordo entre ambas as partes, uma vez que os objetivos futuros de cada emissora são diferentes.
“Mesmo com todos os esforços, não houve acordo momentâneo entre as empresas por conta dos objetivos futuros de cada uma das partes. Importante mencionar que durante toda a negociação, fomos tratados de forma profissional por parte do maior grupo de comunicação da América Latina. Valorizamos o respeito e a maneira digna com que as tratativas foram conduzidas”, diz a nota.
A Crítica ainda agradeceu à TV Globo pelas negociações a respeito da transmissão do Festival de Parintins e afirmou que tentará negociações com outras empresas do mercado televisivo para o maior alcance da festa.
Leia mais: 57º Festival de Parintins contará com mais de 500 policiais no evento