Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (1), o presidente da Mesa Diretora, vereador Caio André (UB), cobrou informações sobre a convocação dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Anteriormente, a ex-secretária de Saúde Shádia Fraxe havia afirmado no plenário da CMM que os aprovados seriam convocados até junho, porém, não há informações sobre quando ocorrerá o chamamento, considerando que a Prefeitura de Manaus enfrenta restrições de contratação devido à legislação eleitoral em breve.
“A prefeitura precisa trazer novamente a este plenário uma justificativa do porquê não houve o chamamento dos concursados da Semsa. A própria secretária na época veio aqui e disse que até o mês de junho, o que já passou, haveria o chamamento desses concursados”, afirmou o presidente da CMM.
Segundo o vereador, os parlamentares confiaram na palavra da gestão municipal, mas até o momento não houve justificativa oficial para o não cumprimento do anúncio.
“Confiamos mais uma vez na palavra do executivo municipal e, até agora, não houve qualquer justificativa oficial. Essa justificativa não é apenas para este parlamento e para nós vereadores, mas é para a população e principalmente para os concursados”, destacou.
Caio André enfatizou que os vereadores não podem ignorar o assunto diante do descumprimento do compromisso da gestão municipal. “Não podemos nos calar e esperar mais uma vez o tempo passar. Mais uma vez, uma afirmação do executivo municipal que não se concretiza e não se cumpre!”, concluiu.
O concurso público da Semsa foi realizado em 2021, durante a pandemia de Covid-19, e as primeiras convocações ocorreram em julho de 2022. Atualmente, 1.570 servidores estão atuando nas unidades de saúde de Manaus. O último concurso para a pasta ocorreu em 2012, durante a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto.
Outro lado
O Convergente procurou um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde sobre a convocação dos aprovados, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve resposta.
*Com informações do O Convergente