Um dos remédios que vem fazendo sucesso no mundo das celebridades e da internet, o Ozempic, pode aumentar o risco do usuário desenvolver doença ocular grave. A informação foi compartilhada pela BBC News e foi baseada em um novo estudo nos Estados Unidos. e publicado na revista médica JAMA Ophthalmology.
Além do Ozempic, o estudo também listou os remédios Wegovy e Rybelsus, que também possuem riscos. De acordo com a análise, foi feita uma abordagem com 17 mil pacientes ao longo de seis anos e os cientistas constaram que quem tomou esses medicamentos para tratar obesidade, corria risco de desenvolver a doença oftalmológica foi sete vezes maior.
Ainda de acordo com o estudo, para quem tomava a semaglutida para tratar diabetes tipo 2 tinha quatro vezes mais risco de um diagnóstico da doença, em comparação com os indivíduos que não fizeram esse tratamento.
Apesar dos resultados obtidos pela pesquisa, os cientistas não conseguiram provar que a semaglutida está diretamente relacionada ao problema ocular, que pode ocasionar o paciente à perda de visão em um dos olhos.
Além disso, na pesquisa fica destacado que o número de pacientes afetados pela doença ocular foi pequeno.
De acordo com a pesquisa, o nome do quadro é conhecido como neuropatia óptica isquêmica anterior não artrítica, e afeta até 10 em cada 100 mil pessoas na população em geral, segundo pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Harvard, nos EUA.
*Com informações da BBC News
Leia mais: Colégio Militar de Manaus concorre ao prêmio de Melhor Escola do Mundo