sexta-feira, novembro 22, 2024

Jogo político: David Almeida e o suspense da composição de chapa

Como manda a regra do tabuleiro, Almeida começou a movimentar as peças do jogo no dia 7 de junho, quando exonerou seus secretários da Seminf, Semsa e da Casa Militar, visando um possível reforço para sua candidatura

A onze dias para o início das convenções partidárias, o ritmo político tem se intensificado entre partidos e políticos manauaras para a definição dos vices nas chapas dos prefeituráveis no pleito de 2024. E o jogo da vez é o pré-candidato à reeleição, prefeito David Almeida (Avante).

A incógnita continua sobre a composição do Avante, pois nada foi definido pela sigla até o momento, o que aumenta as especulações nos bastidores. David tem três cartas na manga para apostar na possibilidade de continuar no executivo municipal: Renato Júnior, Shádia Fraxe e Coronel William Dias.

Como um jogo tem suas fases, em ano eleitoral as estratégias são as mesmas. Políticos devem cumprir o que determina a Resolução TSE nº 23.738/2024 do calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, neste ano, ocorre entre 20 de julho e 5 de agosto. Ou seja, David tem até o dia 5 do mês que vem para escolher um dos três ex-secretários nesta ‘jogada eleitoral’.

Após a seleção dos candidatos em convenção, o partido pode solicitar o registro das candidaturas ao Tribunal Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto. O atual prefeito lançou a pré-candidatura sem principais apoiadores no dia 3 de junho, conforme noticiado pelo O Convergente. Segundo circula nos bastidores, o Avante deve realizar a convenção no dia 31 deste mês, mesmo dia em que serão divulgados os nomes que concorrerão à Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Estratégias políticas

Como manda a regra do tabuleiro, Almeida começou a movimentar as peças do jogo no dia 7 de junho, quando exonerou os seus, agora ex-secretários, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Casa Militar, respectivamente. Visando esse possível reforço para a sua candidatura, publicou as exonerações dos possíveis vices no Diário Oficial do Município (DOM) dentro do prazo.

Com as cartas na manga, Almeida terá a árdua missão de escolher um de seus preferidos para esta eleição, visando o futuro. David possivelmente pode deixar seu aliado de confiança na prefeitura para disputar o governo em 2026. Um dos nomes, ainda de acordo com bastidores, pode ser Renato Junior, que tem acompanhado o prefeito em todas as obras da capital. No entanto, Shádia continua na disputa interna pela vaga, enquanto Willian Dias se mantém timidamente como um nome de consenso.

David continua mantendo esse suspense. Mas uma coisa é certa: na política, tudo pode mudar, e o dia 5 de agosto será a data em que teremos a real certeza sobre o alvo (vice) da jogada de David Almeida.

Outro lado

Sobre a indefinição e as informações de bastidores, fomos atrás de informações sobre a composição da chapa do Avante. Além da assessoria de pré-campanha de David Almeida, O Convergente procurou os ex-secretários Renato Júnior e Shádia Fraxe. No entanto, tentamos contato com o Coronel William Dias pela Sesmom, mas ainda não tivemos retorno.

Mesmo após o prazo, os ex-secretários contatados e a equipe de pré-campanha do prefeito não encaminharam nota.

Leia mais: Mais uma vez, aliados de David Almeida na CMM rejeitam requerimento que cobra transparência da gestão

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias