Acontece nesta sexta-feira (12), a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Feminino de 2024, o Barezão Delas. O Estádio Gilbertão, em Manacapuru (98,8 km de Manaus) vai receber o duelo entre Princesa do Solimões e Manaus FC, às 19h, enquanto Recanto da Criança e Unidos do Alvorada se enfrentam no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, no mesmo horário.
“Estamos comprometidos em elevar o futebol feminino a um novo patamar, investindo não apenas na gestão, mas também na qualidade do jogo em campo. Esta edição marca o início de uma reestruturação completa, onde o profissionalismo, a dedicação e o talento das nossas jogadoras serão reconhecidos e valorizados. Nosso objetivo é criar um ambiente onde o futebol feminino possa florescer, inspirando novas gerações e consolidando o Amazonas como uma potência no esporte nacional”, afirmou.
A bola oficial da competição é a Nike Flight, na cor rosa. Com suas características modernas, desenvolvida com tecnologia de ponta e garante um desempenho excepcional.
A equipe campeã do Barezão Delas receberá um troféu inédito, o Muiraquitã, que carrega em si a essência de sorte, amor e prosperidade. Este troféu remete à lenda das Icamiabas, as bravas mulheres guerreiras do Amazonas.
Segundo a tradição, as Icamiabas, povos originários formados só por mulheres, se reuniam em cerimônias sagradas nas margens dos rios durante a lua cheia. Nessas ocasiões, elas confeccionavam os Muiraquitãs a partir da argila verde das águas. Os amuletos, geralmente em forma de sapo, eram dados aos seus parceiros, conferindo-lhes proteção e prosperidade. As Icamiabas representam um espírito de resistência e coragem, valores que também definem as atletas do Barezão Delas.