Mais de 5,6 mil atletas vão disputar, entre os dias 17 e 28 de julho, as melhores colocações em 20 modalidades esportivas na 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). A solenidade, que aconteceu, nesta quarta-feira (17), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-oeste, marcou a abertura da principal competição esportiva no ramo escolar do estado.
Marcada pela presença de representantes de 38 municípios do Amazonas, além da atleta da capital, a cerimônia de abertura contou com o desfile das delegações, com o acendimento da Pira Olímpica, o Juramento do Atleta, proferido por todos os estudantes atletas presentes, além de uma homenagem à ex-atleta e treinadora do Atletismo, Margareth Bahia.
Participam do JEAs escolas federais, estaduais, municipais e privadas. A diversidade neste sentido, de acordo com a secretária de Educação, Arlete Mendonça, é o que molda o caráter de importância desta competição, que é a maior entre estudantes do Amazonas.
“É essa pluralidade que marca a importância do JEAs. Aqui eles aprendem valores inestimáveis, a estarem em equipe, a ganhar, a perder. O Governo do Amazonas valoriza este momento no processo de ensino e aprendizagem. O nosso esforço é do tamanho do evento”, ressaltou a secretária.
Competição plural
Entre as delegações de atletas nesta edição dos Jogos Escolares, estão presentes estudantes de 38 municípios do Amazonas: Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Nova Olinda da Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Uarini, Urucará e Urucurituba.
No total, são mais de 1,4 mil estudantes oriundos de escolas provenientes dos municípios do interior do Amazonas. Com organização principal da Secretaria de Educação, o JEAs também acontece com a ajuda de outros órgãos parceiros, como ressaltou o coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação, Joniferson Vieira.
“Sem apoio dos parceiros seria impossível. Temos questões de saúde, transporte, alimentação, desenvolvimento técnico dos jogos em si. Em todos esses aspectos temos ajuda. A maior competição escolar do Amazonas agradece”, enfatizou Joniferson Vieira.
Entre as instituições parceiras do JEAs, estão a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Polícia Militar do Amazonas e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Disputas em curso
Após a solenidade de abertura, as competições se iniciam ainda nesta quarta-feira. A partir das 13h, a Vila Olímpica de Manaus e a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, ambos na zona centro-oeste de Manaus, receberam as primeiras partidas de futsal. Já no voleibol, às 14h30, a Escola Estadual (EE) Humberto de Campos, na zona centro-oeste da capital, recebeu a primeira partida da modalidade.
Até o dia 28 de julho, entre quadras, ginásios, campos, piscinas e pistas, 14 espaços de competição vão receber todos os dias os estudantes atletas do JEAs. Entre eles, está o atleta Francisco Panduro, aluno da EE Imaculada Conceição, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), atual campeão mundial de Wrestling na modalidade escolar.
Oriundo do JEAs, Francisco irá defender em Bahrein, no Oriente Médio, em outubro deste ano, o seu título no Gymnasiades, competição mundial organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar.
O aluno da rede estadual, que também irá participar da 45ª edição do JEAs, foi homenageado após ser escolhido o atleta a acender a Pira Olímpica.
“Comecei a praticar porque via meu irmão. Minha vontade sempre foi viajar, e entendi que o JEAs era minha oportunidade para isso. Hoje, sou campeão mundial e estou muito feliz em receber a homenagem nessa abertura, não esperava. Digo que todos podem chegar nesse lugar”, compartilhou o atleta.
Francisco trilhou o caminho de competições nacionais e internacionais possibilitadas a partir das classificações conquistadas no JEAs. Além do âmbito estadual, o JEAs também é classificatório para competições nacionais, como os Jogos da Juventude, disputa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Entre as 20 modalidades em disputas no JEAs, estão: atletismo, badminton, basquete 3×3, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling, xadrez e as atividades adaptadas para os alunos com deficiência.
*Com informações da Assessoria