Este sábado (20) é marcado pelo início das convenções partidárias em todo Brasil. O evento oficializa o nome dos pré-candidatos que pretendem disputar os cargos majoritários e à vereança no pleito em outubro. Para constar o nome nas urnas, é obrigatório que cada candidato passe pela convenção partidária, que segue até o dia 5 de agosto.
A responsabilidade pela definição da data das convenções é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme estabelecido no Calendário Eleitoral das Eleições de 2024 (Resolução TSE nº 23.738/2024). Além disso, as convenções podem ser realizadas de forma presencial, híbrida ou online.
Cada partido estabelece as regras para a realização das convenções, determinando quem pode votar e quem pode se candidatar durante essas reuniões internas. Os votos e as indicações são feitos através de formulários fornecidos pela direção do partido, que são preenchidos durante as convenções.
A federação partidária registrada no TSE também pode participar das eleições. Nesse caso, as convenções dos partidos que a compõem devem ocorrer de forma unificada, como se a federação fosse uma única legenda.
Neste sábado (20), a primeira convenção será do partido PCdoB, que integra a federação com o PT e PV. Conforme noticiou O Convergente, no evento, serão apresentados os nomes que vão concorrer a vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela sigla. O partido apoia a pré-candidatura de Marcelo Ramos (PT), no entanto, o político informou que não estará no evento deste sábado, uma vez que estará em viagem.
Pré-candidatos à prefeito
Com o início do período das convenções partidárias, a expectativa é para a oficialização da candidatura dos pré-candidatos a prefeito de Manaus. São nove nomes que se colocaram a disposição: Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Roberto Cidade (UB), Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Maria do Carmo Seffair (Novo), Wilker Barreto (Mobiliza), Natália Demes (PSol) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Será no período das convenções partidárias que a candidatura de todos serão oficializadas. Até o momento, apenas o pré-candidato do PSTU confirmou a convenção partidária, que ocorrerá no dia 27 de julho.
Ao O Convergente, os pré-candidatos Marcelo Ramos, Alberto Neto e Wilker Barreto informaram que já definiram a data em que deve ocorrer a convenção partidária para oficializar a candidatura a prefeito de Manaus. Apesar da definição, as assessorias de Alberto Neto e Wilker Barreto destacaram que a informação sobre as datas somente serão divulgadas nos próximos dias, seguindo orientação dos partidos.
À equipe de reportagem, a assessoria de Marcelo Ramos destacou que a convenção partidária será realizada somente em agosto. Natália Demes e Maria do Carmo Seffair informaram que a data ainda não foi escolhida. Vale pontuar que ainda há possibilidade de Maria do Carmo ser vice na chapa de Alberto Neto.
Existe uma “tradição” sobre a realização das convenções partidárias serem realizadas em agosto. Informações dos bastidores políticos apontam que David Almeida, Amom Mandel e Roberto Cidade devem realizar as convenções partidárias somente nos últimos dias do período, ou seja, em agosto.
*Com informações do O Convergente