Durante a pré-campanha, as siglas partidárias estão se movimentando para fortalecer alianças políticas visando o cargo executivo municipal. Nos bastidores, rumores indicam que a vereadora Yomara Lins (Podemos) pode se aliar a Amom Mandel (Cidadania) para compor a chapa como vice na candidatura de Mandel à prefeitura de Manaus.
O presidente do PSDB-AM, senador Plínio Valério, revelou que a decisão sobre o candidato a vice será tomada em conjunto com o partido do pré-candidato e que, finalizada a escolha, será responsabilidade do PSDB, que faz parte da federação com o Cidadania. ‘O PSDB tem o direito de indicar o vice e está avaliando quatro opções para compor a chapa com Amom Mandel’, afirmou o presidente da sigla por meio da assessoria.
A convenção que oficializará a candidatura de Amom Mandel está marcada para o dia 30 de julho. Em uma entrevista realizada em fevereiro, Amom expressou seu desejo de ter uma mulher como vice na eleição.
“Acredito que deve ser alguém de fora da política, que não exerça um mandato’, afirmou Amom. Questionado sobre a necessidade de que o vice não seja um político, ele esclareceu: ‘Não necessariamente, mas que não tenha um mandato e que possua experiência, de preferência uma mulher”.
Ver essa foto no Instagram
O ex-deputado Ricardo Nicolau, que recentemente se filiou ao PSDB, foi considerado um potencial candidato a vice. Em uma entrevista no Debate Político, exibida em março deste ano, o jovem parlamentar confirmou que teve uma conversa produtiva com Nicolau sobre temas relacionados à saúde pública municipal e à gestão de David Almeida (Avante).
“O Ricardo tem uma história de luta pela saúde do estado do Amazonas. E na oportunidade que eu tive de conversar com ele, eu toquei nesse assunto justamente para saber como é que ele pensa, o que ele faria no lugar do David e assim por diante. Foi uma conversa que me agradou. Foi uma conversa que fez muito sentido para mim”, detalhou Amom.
Recentemente, surgiram rumores de que a juíza aposentada Eunice Torres poderia se unir a Amom Mandel na corrida eleitoral. A ex-magistrada, mãe do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Alberto Junior, foi considerada como uma possível aliada. No entanto, as assessorias de Amom Mandel e de Plínio Valério descartaram essa possibilidade.
Vale destacar que Yomara Lins faz parte da aliança do União Brasil, partido do pré-candidato Roberto Cidade, que também está na disputa pelo cargo executivo municipal nas eleições deste ano e é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Tentamos confirmar essas informações com as assessorias da vereadora e com a equipe de campanha de Amom Mandel. No entanto, até o fechamento da reportagem, não recebemos resposta.
*Com informações do O Convergente
_____
Ilustração: Marcus Reis