sexta-feira, novembro 22, 2024

Brasil no Pódio: Saiba quais modalidades já conquistaram medalha em Paris 2024

William Lima e Larissa Pimenta do Judô, Rayssa Leal no skate street conquistaram suas medalhas em um intervalo de 20 minutos

O domingo (28) foi de alegria para os fãs do Esporte brasileiro. Isso, porque o Brasil conquistou, no intervalo de 20 minutos, as suas primeiras medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024. São duas de bronze e uma medalha de prata até o momento.

William Lima é Prata!

A primeira medalha dos jogos de Paris veio no judô. Em sua primeira olimpíada, competindo na categoria até 66kg, William Lima derrubou favoritos no tatame logo em sua estreia. Na final, William teria a dura missão de vencer o experiente japonês Hifume Abe, 4x campeão mundial e bi-campeão olímpico. Com punições recebidas logo nos primeiros minutos da luta, o estreante teve que partir pra cima, deixando espaços para o contra-golpe de Hifume, que aplicou dois waza-ris (quando o lutador derruba o oponente com a lateral das costas ou o ombro, no tatame), no brasileiro e ficou com a medalha de ouro pra si.

A última vez em que o Brasil havia chegado na final do Judô no masculino foi nas Olimpíadas de Seul, em 1998.

 

Larissa vence atual campeã mundial!

Em disputa eletrizante, a segunda medalha brasileira foi conquistada também nos tatames da França. Disputando na categoria até 52kg, a guerreira Larissa Pimenta,venceu Djamila Silva na estreia, por ippon, Chelsie Giles nas oitavas. Nas quartas, foi derrotada pela francesa Amandine Buchard. Com a eliminação, Larissa precisaria vencer a alemã Mascha Ballhaus na repescagem, para disputar a medalha de bronze.

E assim fez. Pimenta venceu com ippon aplicado após o fim do tempo regulamentar, no chamado Golden Score, que determina como vencedor da disputa, o judoca que marcar pontos primeiro.

Na final, Larissa foi com tudo pra cima da atual campeã mundial em Abu Dhabi, Odette Giuffrida, medalhista de bronze em Tóquio 2020 e prata no Rio 2016. A luta foi tensa. Giuffrida dificultou a vida da brasileira, atuando com uma pegada forte, obrigando Larissa a se defender nos minutos iniciais do combate. A brasileira foi punida com dois shido (cartão amarelo dado por falta de combatibilidade, o terceiro, determina a vitória do adversário), e precisou partir pra cima da italiana. No Golden Score, Larissa foi mais agressiva e quase aplicou um waza-ari. Giuffrida tomou três punições por falta de combatibilidade e a vitória da gigante brasileira foi decretada.

Essa foi a 26° medalha do Brasil na modalidade. E a segunda medalha nesta edição.

 

Rayssa Leal: recorde sobre recorde

Medalhista de prata em Tóquio, e uma das mais cotadas ao pódio entre a delegação Brasileira nestas Olimpíadas, a skatista street Rayssa Leal se tornou a atleta mais jovem a conquistar duas medalhas em edições diferentes do evento esportivo, com apenas 16 anos. Mas antes da medalha de bronze, Rayssa fez duas, das três maiores notas do esporte olímpico entre homens e mulheres. Com nota 92.68, que posteriormente foi quebrado pela medalhista de ouro, a japonesa Coco Yoshizawa. Rayssa obteve o somatório geral de 253, 37.

 

Com os resultados até aqui, o Brasil figura a 14° posição no ranking geral de medalhas. A China aparece no topo da lista, com 9 medalhas. Novas esperanças de medalhas disputam fases classificatórias nesta segunda-feira (29).

 

 

 

 

 

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Seleção Brasileira de futebol fica em situação complicada com virada das japonesas

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias