Durante a convenção da federação PSDB/Cidadania, que oficializou a candidatura de Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, nessa terça-feira (30), o senador Plínio Valério (PSDB) fez uma comparação pejorativa sobre pesquisa eleitoral.
Ao falar sobre o assunto, ele afirmou que Amom Mandel vai sofrer durante o período eleitoral com as pesquisas que serão divulgadas. Para comentar sobre isso, ele ainda usou o exemplo da sua eleição para senador e afirmou que “pesquisa e merda são a mesma coisa”.
“Deixa eu responder pelo Amom sobre pesquisa. Ele ainda vai sofrer muito com isso. Eu já passei por essa questão de pesquisa. Na minha eleição, Eduardo Braga já era senador. Vanessa e Alfredo brigavam pela segunda vaga e nem mencionavam o meu nome. Eu sabia que a melhor pesquisa não é a paga, a melhor pesquisa não é a do cientista, mas a pesquisa do povo. Essa é a verdadeira pesquisa. Por isso, Amom, eu tenho respeito por você. Não se incomode com a pesquisa, mas se preocupe com o povo. Quem manda na democracia é o povo. Nosso mandato vai prevalecer. Por isso, pesquisa e merda são a mesma coisa”, disse o senador durante o evento.
Horas após o evento e com a repercussão da fala, O Convergente entrou em contato com o senador Plínio Valério, que descartou um pedido de desculpas aos institutos de pesquisa que atuam no Amazonas e reiterou o que disse durante a convenção partidária.
“Desculpa nada, o que disse e tenho dito sempre é que pesquisa é um método científico e não tem como errar. Os erros estão na divulgação porque, quase sempre, são pesquisas encomendadas. No meu caso, por exemplo, nenhuma pesquisa divulgada citava a possibilidade de me eleger, quando todos sabiam que eu ganharia. Portanto, reafirmo o que disse, pesquisa científica não tem erro. Pesquisas encomendadas são uma merda no processo eleitoral”, afirmou com exclusividade ao O Convergente.
Conforme noticiou O Convergente, na recente pesquisa estimulada de intenções de voto do Instituto Pontual Pesquisas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-04187/2024, três nomes se destacam como preferências do eleitorado para a prefeitura de Manaus. O atual prefeito David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que está em segundo lugar com 25,2%. O deputado estadual e presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), ocupa a terceira posição com 12,8%.
O Convergente também entrou em contato com a assessoria do candidato Amom Mandel para questionar o posicionamento do mesmo quanto ao comentário do senador Plínio Valério, uma vez que o comentário ocorreu durante a oficialização da candidatura, e aguarda retorno.
*Com informações do O Convergente