Os moradores do Parque Solimões, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, receberam, na última segunda-feira (5), o governador Wilson Lima e equipes de vistoria que fiscalizaram o bairro, para o início das obras da nova etapa do programa Asfalta Amazonas. A pavimentação e drenagem das principais ruas do bairro pretendem livrar os moradores das alagações frenquentes e solucionar os problemas de falta de infraestrutura.
O programa Asfalta Amazonas, lançado em julho pelo Governo do Estado, destina R$ 80,8 milhões para a recuperação e expansão da malha viária da capital, beneficiando bairros como o Parque Solimões e comunidades como a do Tarumã.
“Hoje, vendo isso acontecer, o governo usando pessoas para abençoar nossas vidas, não tem como descrever. Vendo essa evolução, o asfalto chegando, eu fico emocionada porque eu não tenho palavras. Nós vamos sair da lama, vai parar a lama nas nossas casas, areia, poeira, tudo.”,compartilha Neia Araújo, que vive no bairro há três anos.
As obras, concentradas na rua Praia de Icaraí, uma das principais vias do Parque Solimões, incluem troca de solo e instalação de um sistema de drenagem com tubos de concreto de 1.000 milímetros de diâmetro, garantindo o controle das águas pluviais e prevenindo alagamentos. Os serviços são coordenados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Além da rua Praia de Icaraí, as obras se estenderão para outras três ruas do Parque Solimões: Praia do Arpoador, Ponta Negra e Praia do Futuro, totalizando mais de quatro quilômetros de vias que serão pavimentadas. Desde 2019, os investimentos em infraestrutura viária somam R$ 4,6 bilhões, gerando mais de 70 mil empregos em todo o estado.
Com informações da assessoria de comunicação*
Foto: Divulgação / Alex Pazuello / Secom
Leia mais: Nova infraestrutura de obras do Asfalta Amazonas vai mudar a região do Tarumã