segunda-feira, novembro 25, 2024

Manaus em Alerta: Confira a qualidade do ar na capital nesta quinta-feira, (15)

A forte chuva que caiu sobre a cidade na tarde de ontem (14) auxiliou na disssipação da nuvem de fumaça que encobria grande parte dos bairros de Manaus

Após crescente, piora da Qualidade do ar desacelera em Manaus, nesta quinta-feira (15). O nível de poluição por PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns) havia chegado ao número de 166 nos marcadores da The Weather Channel, o que classificava o ar na capital como insalubre. A forte chuva que caiu sobre a cidade na tarde de ontem (14) auxiliou na disssipação da nuvem de fumaça que encobria grande parte dos bairros de Manaus.

Segundo o SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), bairros que estava na classificação vermelha, considerada como “muito ruim”, pularam para a categoria verde, que aponta a baixa de poluentes. A média de PM2.5 na capital é de 71, tida como moderada. Outro poluente que caiu desde a última atualização foi o PM10 (Partículas inferiores a 10 microns), que saiu de 68 para 21, quantidade considerada como “boa”. 

O bairro Colônia Oliveira Machado era o mais afetado pela fumaça proveniente das queimadas no sul do Amazonas, com 104.7 no índice de qualidade do ar. Os números do bairro é de 17.3, nesta quinta-feira (15).

A qualidade do ar no momento é aceitável; porém, com alguns poluentes pode haver risco de saúde moderado para um número reduzido de pessoas, que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar, é o que afirma o The Weather Channel.

A exposição às partículas finas dos poluentes pode resultar em tosse ou dificuldade de respiração, agravação da asma e o desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas. A população deve estar atenta aos impactos mais graves à saúde que podem acontecer nos pulmões e no coração.
Em caso de reação alérgica nos olhos ou narinas, a orientação é evitar contato com as áreas afetadas, não coçar olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas, e a distância dos pontos com maiores índices de fumaças. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.

Nos dias com mais fumaça no ar, a população deve ficar alerta a sintomas, como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade de respirar e cansaço. Em qualquer agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico adequado e em tempo oportuno.

 

 

 

 

Foto: Reprodução

Leia mais: Vereadores de Manaus comparam episódio do incêndio em poste e congestionamento no trânsito com ‘fim do mundo’

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias