Em nova pesquisa do Instituto Pontual Pesquisas, divulgada neste sábado (17), o candidato a prefeito de Manaus David Almeida (Avante) aparece em primeiro lugar nas intenções de votos dos eleitores de Manaus, com 32,5%, seguido por Amom Mandel (Cidadania), que tem 21% das intenções. O candidato Roberto Cidade (União Brasil) é o terceiro colocado na pesquisa, com 15%.
A pesquisa é de responsabilidade do Instituto Pontual Pesquisas, e está registrada sob o número AM-09732/2024, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto é coordenado pelo Prof. M.Sc Eric Barbosa, com o registro da empresa no CONRE-7 de número 8260, e o estatístico sendo o número 9079.
Conforme a pesquisa divulgada, o candidato Alberto Neto (PL) ocupa a quarta colocação com 10,1% das intenções de voto. Marcelo Ramos (PT) aparece em quinto lugar com 4% das intenções, seguido por Wilker Barreto (Mobiliza) com 1,3%. O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) aparece na pesquisa com 0,9% das intenções de voto.
Ainda conforme o levantamento, brancos ou nulos representam 6,8% e 8,4% estão indecisos.
A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada no período de 12 a 15 de agosto e entrevistou 1.066 eleitores de Manaus. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 3%.
Comparação
O levantamento ainda fez uma comparação com os últimos resultados das pesquisas realizadas pelo Instituto Pontual. Segundo a pesquisa, o candidato David Almeida cresceu nas intenções de voto, comparado com os últimos resultados. Em 2 de agosto, ele tinha 31,5% das intenções e, agora, aparece com 32,5%.
Atrás de David Almeida aparece o candidato Amom Mandel, que enfrenta uma queda em relação às intenções de voto. Na última pesquisa, de 2 de agosto, ele tinha 23,2% das intenções e, agora, tem 21%.
O candidato Roberto Cidade, que estava em alta nas pesquisas de abril e julho, teve uma queda de 6% nas intenções de voto. Em 2 de agosto, ele registrou 15,6% e, agora, aparece com 15%.
O candidato Alberto Neto também teve uma queda nas pesquisas, após um período de crescimento. Em 2 de agosto, ele teve 10,5% das intenções de voto e, na pesquisa divulgada em 17 de agosto, aparece com 10,1%;
O candidato Marcelo Ramos também registrou queda nas intenções de voto. Na pesquisa de 2 de agosto, o candidato teve 4,5% das intenções e, agora, tem 4%.
O candidato Wilker Barreto registrou uma queda, assim como os demais candidatos. Em 2 de agosto, ele tinha 2,4% e agora obteve 1,3%. O candidato Gilberto Vasconcelos obteve um crescimento significativo na pesquisa deste sábado (17), com 0,9% das intenções de voto, diferente da última pesquisa, onde ele não pontuou.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Mulheres representam apenas 33% das candidaturas à vereança em Manaus