Na reta final do Campeonato Brasileiro – Série D 2024, Manaus e Manauara finalizam suas participações nas oitavas de final da competição. As equipes não conseguiram obter resultados contra os adversários e encerram seus calendários no ano. O terceiro representante do Amazonas na quarta divisão, Princesa do Solimões havia sido eliminado na fase anterior.
Manauara
Com a melhor campanha entre todas as séries do Brasil, o Manauara fez uma campanha digna da elite do futebol, com números melhores que Botafogo, Flamengo e palmeiras, times da ponta da tabela da série A. Após passar pelo Tocantinópolis, precisou reencontrar o time do Retrô (PE), que já havia sido algoz do Robô da Amazônia no início da temporada, quando o eliminou da Copa do Brasil 2024, ainda na primeira fase.
No jogo da ida, em Pernambuco, o Retrô venceu o por 2×0, com gols marcados na reta final da partida por Alencar e Radsley. No jogo da volta na Colina, o Robô tirou a vantagem do adversário, marcando com Paulinho e Giovane. Nos pênaltis, sofreu revés por 4 a 1.
Giva, Alex Reinaldo, Alencar e Dankler converteram as quatro cobranças do Retrô-PE. Pelo lado do Manauara, Paulinho foi o único a converter. Vitinho e Pardal desperdiçaram.
Manaus
Após empate por 2 a 2 na Arena da Amazônia no jogo da ida, o Manaus também foi superado pelo Iguatu (CE), no Morenão. o Iguatu partiu para cima e conseguiu abrir o placar logo aos 13 minutos da primeira etapa, com Otacílio. Pouco tempo depois, veio o segundo gol, também com otacílio, que converteu uma penalidade marcada.
Após o intervalo, o Manaus tentou reverter o placar, marcando aos 16 do segundo tempo com Vitinho. A dificuldade aumentou com um jogador a menos após expulsão de Jefferson e o Gavião do Norte não conseguiu o empate, que levaria a disputa para as penalidades.
Depois do fim da partida, jogadores do Manaus reclamaram sobre provocações do time cearense ao conquistar a classificação. O que gerou uma confusão em campo com uma pancadaria generalizada. durante a confusão, atletas dos dois times, e dirigentes, trocando socos e pontapés.
Os rivais que avançaram nestas oitavas, vão competir com outros dois times para saber quem confirmará o acesso para a terceira divisão.
Foto: Laiza Balieiro / Manauara EC / João Marcos / ADI
Leia mais: Curso de Medicina é campeão geral do VIII JuniUEA