sexta-feira, novembro 22, 2024

Manaus em alerta: Confira a qualidade do ar na capital nesta quinta-feira (29)

A tendência apresenta melhora, em relação aos últimos dias desta semana

Com variação nos índices de poluição, a qualidade do ar melhora, mas segue insalubre para grupos de risco. Nesta quinta-feira (29), os marcadores da The Weather Channel marca a média de 109, na quantificação do poluente PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns). A tendência apresenta melhora em relação aos últimos dias desta semana. Ontem (28), os marcadores atingiram a média de 184, classificando o ar da capital como insalubre.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a principal causa são as queimadas que acontecem no Sul do Amazonas. Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), uma frente fria que chegou no sul do estado mudou a rota dos ventos, o que resultou no encaminhamento das nuvens de fumaça à capital amazonense.

A situação dos bairros, segundo o monitoramento do SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) apresenta níveis moderados. Os bairros com índices mais altos, classificados com tarjas amarelas são: Colonia Oliveira Machado (34), Morro da Liberdade (32.3), Distrito industrial 1 (32), Aparecida (31.7), Parque 10 de Novembro (30.2), Aleixo (30) e Vila Buriti (30). Os demais bairros apresentam números entre 29 e 25.7 e se enquadram na mesma classificação. Apenas o Santo Agostinho aparece com a classificação boa, com 24.2 nos indicadores de poluentes.

No mês de agosto, as queimadas se intensificam com a chegada do verão amazônico. Por isso, a população deve atentar-se para medidas que evitem incêndios acidentais por influência climática. A recomendação é evitar jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação, assim como queimar Folhas secas, galhos e lixo. Essas medidas, podem ajudar a melhorar consideravelmente, a qualidade do ar.

Cuidados com a saúde

Quanto a saúde respiratória, em caso de reação alérgica nos olhos ou nas narinas por influência de pontos focais de fumaça, é importante evitar o contato com as áreas afetadas, não coçar os olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas e manter distância de locais com altos índices de fumaça. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.

Nos dias com maior concentração de fumaça no ar, a população deve estar atenta a sintomas como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço. Se houver agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento médico adequado e oportuno.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução

Leia mais: ‘Dia do Fogo’: Investigações sobre incêndios criminosos em 2019 são arquivadas sem apontar responsáveis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias