O estudante brasileiro Manoel José Nunes, de 17 anos, conquistou o Stockholm Junior Water Prize com um projeto inovador de monitoramento da qualidade da água. A cerimônia de premiação, considerada o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, ocorreu na Suécia na terça-feira (27).
O projeto de Manoel, desenvolvido para ser portátil, econômico e autônomo, consiste em um veículo capaz de navegar por diversos ambientes aquáticos e coletar dados essenciais sobre a qualidade da água, como pH, turbidez e oxigênio dissolvido. Disponível em dois modelos, o Aquatic Rover utiliza sensores que transmitem as informações coletadas para um servidor, onde os dados podem ser analisados em um computador ou celular.
Veja vídeo:
A inovação de Manoel não pretende só facilitar o monitoramento da qualidade da água, como também proporcionar uma solução prática para comunidades, pesquisadores e organizações envolvidas na preservação e gestão de recursos hídricos. O dispositivo pode ser utilizado em áreas remotas ou de difícil acesso, democratizando o acesso a informações ambientais valiosas.
O projeto também tem o potencial de fornecer dados cruciais para que órgãos públicos desenvolvam políticas eficazes para controlar e melhorar a qualidade da água.
Em entrevista ao G1, o pai de Manoel revelou que a ideia do projeto surgiu após o estudante tomar conhecimento da situação crítica enfrentada por populações ribeirinhas no norte do Brasil.
Manoel foi selecionado para a premiação e participou da competição online, que incluiu uma votação pública. Para garantir votos, o estudante lançou uma campanha em suas redes sociais e saiu vencedor da disputa.
Com informações do Governo do Piauí e G1*
Foto: Divulgação
Leia mais: Estão abertas as inscrições para o Programa PAP-Agro da Fapeam