Na última quinta-feira (29), o jornalista Adriano Santos, do portal Radar Amazônico, foi agredido por dois integrantes da equipe de campanha de David Almeida (Avante), candidato à reeleição para a Prefeitura de Manaus. O incidente ocorreu durante um evento à noite no Auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, situada no bairro Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus.
As imagens revelam que a equipe de reportagem foi atacada pelo segurança identificado Renato Araújo Mota e pelo fotógrafo Dhyeizo Lemos ao tentar se aproximar do prefeito para questioná-lo sobre possíveis irregularidades no evento de campanha realizado no local, além de buscar esclarecimentos sobre o envolvimento de familiares do prefeito em escândalos relacionados a contratos milionários.
No vídeo, o repórter Adriano Santos é visto gritando “prefeito” para tentar chamar a atenção de David Almeida e obter respostas para os questionamentos da equipe de jornalismo.
“Vai falar sobre sobre os escândalos envolvendo a sua família, prefeito, prefeito? (…) O meu microfone, não encosta no meu microfone, não cara. Olha aí você pegou ele inclusive, olha aqui a borracha do microfone”, narra o repórter.
Ver essa foto no Instagram
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a agressão perpetrada por membros da equipe de campanha do prefeito de Manaus. A presidente da Abraji, Kátia Brembatti, destacou que os profissionais de comunicação não devem ser impedidos de desempenhar suas funções.
“Jornalistas têm o dever de abordar políticos e fazer perguntas, como forma de representar a população, que tem o direito de ser informada”, destacou a presidente da Abraji, lembrando que as equipes que acompanham autoridades e candidatos precisam estar devidamente preparadas para lidar com multidões e, principalmente, com o atendimento da imprensa.
“As equipes que acompanham autoridades e candidatos precisam estar devidamente preparadas para lidar com multidões e, principalmente, com o atendimento da imprensa”, destacou.
Outro lado
A reportagem do O Convergente entrou em contato por e-mail com a equipe de campanha de David Almeida, que até o momento não encaminharam nota sobre o caso. O espaço segue aberto.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Candidato a vereador é suspeito de acidente fatal em avenida de Manaus