Há menos de um mês para as Eleições Presidenciais dos Estados Unidos, Taylor Swift declarou apoio a campanha de Kamala Harris, na última quarta-feira (11), após o primeiro debate entre a democrata e Donald Trump. A nota oficial foi publicada nas redes sociais da artista.
Taylor afirmou que após o debate, pôde avaliar melhor as propostas dos candidatos e afirmou que escolheu Kamala Harris para obter seu voto pois a candidata luta pelos direitos e causas que precisam de uma ‘guerreira’ para defendê-los. Ela ainda completou que as pesquisas para escolha de candidatos é individual entre cada cidadão e incentivou os fãs a realizarem os registros no sistema eleitoral do país. Os estadunidenses vão às urnas no dia 5 de outubro.
A cantora já havia apoiado anteriormente, Joe Biden, atual presidente dos EUA, ao qual Kamala Harris é vice, mas que acabou desistindo de concorrer à reeleição após primeiro debate contra o opositor, Donald Trump. Taylor aproveitou para desmentir a veracidade de fotos que a apontavam como apoiadora do candidato. Ela afirmou que as mesmas haviam sido geradas por Inteligência Artificial.
Leia a nota na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
“Como muitos de vocês, eu assisti ao debate hoje à noite. Se você ainda não fez isso, agora é um ótimo momento para pesquisar as questões em pauta e as posições que esses candidatos assumem nos tópicos que mais importam para você. Como eleitora, eu me certifico de assistir e ler tudo o que posso sobre suas políticas e planos propostos para este país.
Recentemente, fui informada de que uma IA minha, falsamente apoiando a candidatura de Donald Trump à presidência, foi postada no site dele. Isso realmente evocou meus medos em relação à IA e os perigos de disseminar desinformação. Cheguei à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora. A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade.
Fiz minha pesquisa e fiz minha escolha. A sua pesquisa é totalmente sua e a escolha é sua para fazer. Também quero dizer, especialmente para quem vai votar pela primeira vez: Lembre-se de que, para votar, você precisa estar registrado! Também acho muito mais fácil votar antecipadamente. Vou colocar o link de onde se registrar e as datas e informações sobre votação antecipada nos meus stories.
Taylor Swift
Solteirona sem filhos”
Segundo informações, a foto e assinatura escolhida por Swift para o post foi entendida como uma provocação a JD Vance, vice de Trump, que ridicularizou adultos que não têm filhos ao usar essa expressão “Childless cat lady”.
Com a manifestação, a campanha da democrata anunciou a venda de pulseirinhas da amizade inspiradas nas utilizadas pelos fãs de Taylor nos shows. As pulseiras estão em pré-venda e têm os sobrenomes de Kamala Harris e do vice, Tim Walz.
O item está em pré-venda e custa US$ 20 (cerca de R$ 113), com lançamento previsto para 24 de setembro. O valor arrecadado com a venda do item irá para os fundos de campanha de Kamala.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Eleições EUA: Beyoncé autoriza Kamala Harris a usar música ‘Freedom’ em campanha eleitoral