sexta-feira, novembro 22, 2024

Voto de 120 mil eleitores no Amazonas pode ser afetado pela seca nos rios

Esses eleitores estão espalhados por 37 dos 62 municípios do Amazonas, o que representa 5% do eleitorado no Estado

Com todo o Amazonas em estado de emergência por conta da seca, estima-se que 120 mil eleitores podem ter o voto afetado devido a estiagem severa. O levantamento foi feito pela Agência Pública, que informou que esses eleitores estão espalhados por 37 dos 62 municípios do Amazonas, o que representa 5% do eleitorado no Estado.

Um monitoramento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) apontou que mais de 260 locais serão afetados pela seca no Estado, com isso, os eleitores não teriam alternativas para se deslocar até as mais de 500 seções eleitorais que são afetadas pela estiagem.

De acordo com o levantamento do TRE-AM, a situação mais crítica está em 12 municípios do Amazonas, entre eles Parintins. A ilha possui 5 mil eleitores nas condições impeditivas. Dos 12 municípios, cerca de 16 mil eleitores estão aptos para votar.

Conforme os dados do TRE, e divulgados pela Agência Pública, os municípios que estão em condição severa abrigam 108 locais de votação, 192 seções e 44 mil eleitores atingidos. Nesses locais, há grande dificuldade de locomoção. Já nas regiões moderadas, estão 120 locais de votação, 245 seções e mais de 60 mil eleitores atingidos.

Desde antes do período eleitoral, o TRE-AM tem acompanhado a estiagem e feito estratégias para garantir que todos os eleitores aptos exerçam o seu direito de votar.

O presidente do TRE-AM, o desembargador João Simões, observou que as eleições desse ano vão “exigir um esforço de guerra em tempo de paz”, diante da seca severa que atravessa a região. Ele reafirmou o compromisso de garantir o direito ao voto a todos os eleitores do Amazonas.

“O tribunal está fazendo um esforço muito grande para manter os locais de votação onde sempre funcionaram, para que o eleitor possa exercer a sua cidadania”, informou.

Como uma das estratégias, a Defesa Civil sugeriu que juízes eleitorais do interior convidem a Defesa Civil Municipal a fim de se municiarem de informações para tomada de decisão. No ano passado, conforme a Defesa Civil, mais de 270 mil ribeirinhos ficaram em isolamento.

*Com informações do O Convergente

Leia mais: Ajuda Humanitária: Governo do Estado entrega 150 toneladas de alimentos a municípios afetados pela seca

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias