Os índices de poluição do ar da cidade de Manaus segue piorando. Os marcadores da The Weather Channel apontam para altos índices de insalubridade, ao marcar 167 na média de PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns). A condição faz com que pessoas de todos os grupos de sensibilidade respiratória sintam os efeitos.
A situação dos bairros, segundo o monitoramento do SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) apresentam variações entre níveis muito ruins e péssimos. Os bairros com índices mais altos são: Colônia Oliveira Machado (163.1), Morro da Liberdade (155), Aparecida (153.1), e Chapada (135.2). Com tarjas vermelhas, aparecem: Aleixo (123.9), Parque Dez de Novembro (121.7), Compensa (118.6), Coroado (117.8). Os demais bairros da cidade quantificam a partir de 112.3.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a principal causa dos altos níveis de poluição, são as queimadas que acontecem no estado do Amazonas. O período têm registrado maior incidência de incêndios criminosos, que colaboram com a piora do ar, nesta época do ano. Além das queimadas naturais, causadas pelas elevadas temperaturas e tempo sem chuva, intensificados durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro.
Nesses meses, as queimadas se intensificam com verão amazônico. Por isso, a população deve atentar-se para medidas que evitem incêndios acidentais por influência climática. A recomendação é evitar jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação, assim como queimar Folhas secas, galhos e lixo. Essas medidas, podem ajudar a melhorar consideravelmente, a qualidade do ar.
Cuidados com a saúde
Quanto a saúde respiratória, em caso de reação alérgica nos olhos ou nas narinas por influência de pontos focais de fumaça, é importante evitar o contato com as áreas afetadas, não coçar os olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas e manter distância de locais com altos índices de fumaça. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.
Nos dias com maior concentração de fumaça no ar, a população deve estar atenta a sintomas como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço. Se houver agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento médico adequado e oportuno.
Ver essa foto no Instagram
Foto: Reprodução
Leia mais: Área de mata é atingida por incêndio no bairro Alvorada, nesta quarta-feira (18)