Com o tema “Medicina Tropical sob Olhar da Saúde Única”, o 59° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), realizado esta semana, em São Paulo, recebeu um público estimado em 3 mil participantes, entre pesquisadores e bolsistas de institutos de pesquisa de todo o Brasil.
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) marcou presença com diversos trabalhos, entre os quais o projeto denominado “Inteligência Artificial para Diagnóstico da Malária”, desenvolvido pelo estudante de Biologia e bolsista de Iniciação Científica Nelson Luz. Ele apresentou sua pesquisa na mesa redonda Impacto e Aplicações de IA Generativas na Medicina.
A apresentação ocorreu no dia 23/09, na parte da tarde, no grande auditório. O projeto é realizado em parceira com o, Instituto de Salud Carlos III – SpotLab. Se dá no desenvolvimento de algoritmos de Inteligência Artificial para aplicação no diagnóstico da malária, o que vai de encontro com um dos principais objetivos ao combate a essa doença, um diagnóstico oportuno e eficaz. Essa inovação tecnológica aplicada a área da saúde, promete revolucionar e auxiliar, não substituir os já profissionais na identificação da doença.
Com informações da assessoria de Comunicação*
Foto: Reprodução / ILMD / Fiocruz Amazônia