O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano, a decisão foi divulgada, em nota, na noite da última segunda-feira (30).
“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais.”
A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.
No dia 24 de setembro, o Governo brasileiro se manifestou contra os ataques da Força Aérea de Israel, e, áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no vale do Beqaa, que causaram ao menos 492 mortes e deixaram mais de 1600 feridos.
De acordo com informações das Forças de Defesa de Israel (FDI), Israel teria como alvo, dezenas de membros do grupo extremista Hezbollah.
O Brasil reforçou a recomendação para cidadãos brasileiros no país: “A Embaixada do Brasil em Beirute continua prestando, com empenho, a assistência e fornecendo as orientações devidas à comunidade brasileira, com a qual mantém contato permanente. O governo brasileiro acompanha com preocupação e atenção o impacto do conflito para a comunidade. Reitera-se a recomendação aos brasileiros para deixarem a área conflagrada. Em caso de necessidade, recomenda-se entrar em contato com o plantão consular do Itamaraty por meio do número +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).”
Foto: Divulgação / AFP
Leia mais: Governo brasileiro reage aos ataques de Israel no Líbano: “Cessem imediatamente os ataques”