Uma cidade no interior do Acre, chamada Tarauacá ( cerca de 408 km de distância da capital Rio Branco), registrou dois novos abalos sísmicos na noite da última terça-feira (1º) e na madrugada desta quarta (2). Ambos os eventos foram detectados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN) e confirmados pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil da cidade.
A cidade de Tarauacá, é uma região onde abalos sísmicos não são novidades. Conforme a análise realizada pelo laboratório indica que, às 20h42 da terça-feira (1°) foi registrado o primeiro sismo com magnitude preliminar de 2.2. Em seguida, às 4h21, ocorreu outro tremor, desta vez, com magnitude preliminar de 4.1, sendo este o momento em que a população sentiu os tremores e estrondos.
Segundo o geofísico Eduardo Menezes, do Labsis-UFRN, os abalos de menor intensidade geralmente não são percebidos devido às profundidades, que costumam variar entre 400 a 600 km.
“Esses de ontem para hoje foi sentido, de fato, o mais forte de magnitude 4.1. Os de menor magnitude não temos informação de terem sido sentidos, isso pode ser uma característica dessa profundidade. Se a profundidade fosse em torno de até 15 km, para essas magnitudes menores [como a de] 2, por exemplo, seria sentido sem dúvida”, explicou o especialista em entrevista ao G1.
Além disso, ele destacou que a região está sendo monitorada e, recentemente, foram instaladas 11 estações entre o Acre, Amazônia e Rondônia em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade de Brasília (UnB) para estudos de sismos profundos.
Com informações do G1*
Foto: Reprodução