No município de Jutaí, interior do Amazonas, eleitores devem votar manualmente em uma das sessões do colégio eleitoral do município após falha da urna eletrônica no local.
A informação foi dada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Leandro Simão Filho.
“No município de Jutaí, passou para votação manual, sendo a última etapa da contingência. Fizemos a troca de urna, fez uma segunda tentativa, eu estava acompanhando junto com o pessoal técnico em Jutaí. […] Infelizmente, a urna não funcionou e não foi possível contingenciar, quando isso ocorre a votação deve prosseguir e a última alternativa é a votação manual”, disse.
Para a apuração desses votos, o secretário informou que existe um sistema para a realização da apuração dos conhecidos ‘votos impressos’. “A votação eletrônica iniciou com 6 votos e depois desse problema ela passou para manual e está sendo feita assim. No final da votação, vamos fazer a apuração desses votos, existe o sistema para isso”, comentou.
Este é o único município do Amazonas, até o momento, que registrou problemas na urna eletrônica e precisou optar para a realização manual dos votos.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Crime Eleitoral: População denuncia derramemento de santinhos em vias públicas de Manaus