O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), deu início à obra de pavimentação da primeira etapa da estrada Ari Antunes, mais conhecida como estrada do Membeca, localizada entre os municípios de Caapiranga e Manacapuru (distantes de Manaus 134 e 68 quilômetros, respectivamente).
Com 31,32 quilômetros de extensão, a primeira etapa da estrada está situada entre a sede do município de Caapiranga e o Lago do Membeca. A obra vai demandar investimento de R$ 76,33 milhões e abrange serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal, com alargamento da pista, que passará a ter nove metros, sendo sete metros de pista de rolamento e um metro de acostamento para cada lado. Além disso, serão implantadas 1,5 metro de calçada para cada lado da pista.
Nesta etapa, estão em andamento os serviços de limpeza lateral da pista, remoção de pavimento antigo e terraplenagem, com execução de sub-base e base.
Em Caapiranga, a produção de gado leiteiro e de corte, formam a base da economia local, bem como a produção de batatas e de cará, cujo escoamento será facilitado com a conclusão da obra de pavimentação da estrada do Membeca.
O secretário de Estado de Seinfra, Carlos Henrique Lima, reforçou a necessidade de se promover a construção ou recuperação de estradas e vicinais, de modo a garantir a comunicação entre as sedes dos municípios e suas comunidades rurais, além de facilitar o escoamento da produção.
“O governador Wilson Lima sabe da importância das obras de mobilidade e vem investindo muito neste segmento, visto que vias pavimentadas induzem o crescimento econômico e social dessas comunidades”, destacou o titular da Seinfra.
Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município de Caapiranga conta com uma população de 13.437 habitantes, de acordo com dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último Censo realizado em 2022.
Com informações da assessoria de comunicação*
Foto: Divulgação / Seinfra
Leia mais: Postos de combustíveis em Manaus são fiscalizados após aumento no preço da gasolina