Um barranco desmoronou na madrugada desta quarta-feira, 16, em um porto de Boa Vista do Ramos, no interior do Amazonas, atingindo embarcações e deixando feridos. É o segundo deslizamento de terras, em menos de um mês, que ocorre no Estado por conta do fenômeno das “terras caídas”, quando há uma grande erosão no período de seca.
O desmoronamento desta quarta-feira aconteceu por volta de 1h da madrugada na orla da cidade, com um barulho na água. Ao menos três pessoas que estavam em um barco foram atingidas pelo deslizamento e ficaram feridas.
Veja também: Porto de Manacapuru fica destruído após deslizamento de terra
“Eu já estava deitado, por volta de 1h da madrugada, quando começou a borbulhar, aquele barulho medonho. E a gente não sabia o que era, quando vimos, desabou tudo. Eu, minha esposa e minha filha nos machucamos”, destacou um o morador Celso Teixeira, ao portal BVR em Destaque.
“Estamos muito tristes, já choramos bastante, porque jamais imaginávamos isso acontecer. Mas o importante é que estamos vivos”, lamentou.
Decreto
Até o momento, a prefeitura de Boa Vista do Ramos não se pronunciou sobre o incidente, mas publicou uma nota, nas redes sociais, informando que desde maio deste ano, está proibida a atracação de qualquer tipo de embarcação próximo ao talude concretado na orla de Boa Vista do Ramos, que foi construído há menos de um ano.
“A medida foi tomada devido à falta de resistência suficiente da estrutura para suportar grandes esforços e foi solicitada pela própria empresa responsável pela obra, visto que o tempo de ‘cura’ do muro, após a construção, é de pelo menos um ano. Em caso de descumprimento, os infratores serão notificados e, em caso de reincidência, poderão ser multados com valores que variam de R$ 500 a R$ 5 mil”, diz trecho da nota.
Desmoronamento
O incidente em Boa Vista do Ramos é o segundo caso de deslizamento de terra no Amazonas em menos de duas semanas. No último dia 7 de outubro, um desmoronamento atingiu o porto de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus.
O caso deixou um adulto de 37 anos e uma criança de apenas 6 anos mortos e pelo menos 10 feridos. A tragédia também aconteceu por conta do fenômeno das terras caídas.
Assista como ficou o desmoronamento:
Ver essa foto no Instagram