Além dos questionamentos sobre o apoio do deputado Silas Câmara (Republicanos) à candidatura de David Almeida (Avante), essa aliança também trouxe à tona um contrato milionário firmado entre a Prefeitura de Manaus e a Assembleia de Deus, que tem validade até 2028.
Conforme noticiou o Portal Manaós, o líder evangélico Silas Câmara anunciou apoio à candidatura de David Almeida. O deputado federal e presidente da bancada evangélica na Câmara Federal é a principal referência da Assembleia de Deus no Amazonas.
Em dezembro de 2023, o Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas assinou um contrato de locação com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pasta então administrada pela irmã do prefeito, Dulce Almeida. O extrato do contrato foi publicado na edição do Diário Oficial do Município, no dia 3 de janeiro de 2024.
De acordo com o documento, a Prefeitura de Manaus alugou o local pelo valor de pouco mais de R$ 3 milhões. O espaço fica localizado na Avenida André Araújo, nº 1.188, bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus.
Segundo o documento, a fundamentação legal ocorreu por meio de dispensa de licitação. Ainda de acordo com a publicação, o espaço alugado pela Semed para o funcionamento de uma unidade de ensino na modalidade de Ensino Fundamental.
O Convergente consultou o Portal da Transparência para obter mais detalhes sobre o dinheiro público investido no local. Segundo as informações encontradas pela equipe de reportagem, a vigência do contrato é de 60 meses, ou seja, o contrato é válido até dezembro de 2028, período que marcaria o último mandato caso o prefeito David Almeida (Avante) seja reeleito no pleito 2024.
De acordo com o contrato firmado entre as partes, o custo mensal da locação é de R$ 51,1 mil. O contrato ainda aponta que o valor do aluguel mensal poderá ser renegociado em comum acordo, “reduzindo ou majorando, de acordo com as condições fatídicas do mercado imobiliário, através de avaliação do setor competente.”
Outro lado
O Convergente entrou em contato com o Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas, que tem como nome fantasia ‘Faculdade Boas Novas’, de acordo com a Receita Federal. A equipe também procurou contato com a Secretaria Municipal de Educação a respeito do contrato.
Até a publicação desta matéria, não houve retorno das partes. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Apoio de Câmara
No 1º turno, Silas Câmara esteve do lado aposto da campanha de David Almeida, apoiando um dos principais adversários do candidato do Avante. Conforme noticiou O Convergente, o deputado federal firmou aliança com o então candidato Roberto Cidade (União Brasil).
Em maio, informações de bastidores apontaram que Silas Câmara estaria fazendo discursos positivos ao governador do estado Wilson Lima (UB), e alegando que Roberto Cidade era seu ‘prefeito’. Mais tarde, essas informações foram certificadas com o anúncio do apoio do deputado federal para a chapa do União Brasil.
Já neste 2º turno, Silas Câmara mudou de lado e declarou apoio ao candidato David Almeida. O evento nominado como ‘Movimento Cristão de Direita a Favor da Liberdade’ reuniu evangélicos e, de acordo com o deputado, mostrou a força dos cristãos em Manaus.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Vereadores apontam falta de valorização da Prefeitura com os professores de Manaus