O melhor jogador brasileiro da temporada (de agosto de 2023 a julho de 2024) do futebol mundial, Vini Jr, não se fará presente na cerimônia do prêmio Ballon D’or, que premia os melhores futebolistas do mundo.
Segundo informações do jornal espanhol, Marca, além de Vini Jr, Jude Bellingham e a delegação do Real Madrid cancelaram a ida de toda a equipe, após informações que indicam que o brasileiro não receberá o prêmio. Conforme o diário esportivo, o avião reservado pelo clube estava previsto para partir do aeroporto Adolfo Suárez de Barajas às 15h, rumo a Paris.
A especulação de que o atleta não terá o desempenho reconhecido pela premiação foi divulgada pelo Jornalista Fabrizio Romano, nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (28) e chocou os fãs do esporte.
🚨 BREAKING: Vinicius Jr will NOT travel to Paris as Real Madrid know he will NOT win the Ballon d’Or.
No one from Real Madrid will attend the ceremony. No Florentino Pérez, no Vini Jr, no Carlo Ancelotti, no Jude Bellingham. pic.twitter.com/qN9PaYjmR0
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) October 28, 2024
Ele escreveu: “Vinicius Jr NÃO viajará para Paris porque o Real Madrid sabe que NÃO ganhará a Bola de Ouro. Ninguém do Real Madrid estará presente na cerimônia. Nada de Florentino Pérez, nada de Vini Jr, nada de Carlo Ancelotti, nada de Jude Bellingham.”
Com o favoritismo de Vini Jr. desconfirmado, o principal nome cotado para ficar com a bola de ouro é o meio-campista espanhol, Rodri, do Manchester City.
O prêmio Bola de Ouro, da revista francesa France Football, começa às 16h (de Brasília), em cerimônia realizada na capital da França, e tem como objetivo premiar o melhor jogador de futebol do mundo na temporada 2023/24.
A revista seleciona 180 jornalistas de cada país e envia uma lista com 30 jogadores finalistas ao melhor do mundo para 100 destes profissionais – com base no ranking de seleções da Fifa. Cada profissional monta seu top 5 ideal, ao passo que o melhor colocado – após somar-se as pontuações por cada posição – é agraciado com a Bola de Ouro.
Vini Jr. encerrou a temporada com 26 gols e 10 assistências em 46 partidas, somando jogos do Real Madrid e da Seleção Brasileira de Futebol. Em comparação com outros finalistas, Rodri teve 12 gols em 58 duelos, enquanto Carvajal marcou seis vezes em 41 ocasiões.
Vestindo a camisa 7 que já foi de Cristiano Ronaldo, o brasileiro foi protagonista em diversas ocasiões. Vini Jr. marcou três gols na partida contra o Barcelona, que deu o título da Supercopa da Espanha para o Real Madrid, e se tornou o primeiro brasileiro da história a fazer três gols com a camisa merengue em cima do Barcelona. A partida terminou 4 a 1 para o Real.
Além disso, ele se sagrou como o primeiro a fazer o hat-trick com a camisa do Real sobre o Barcelona e foi o terceiro brasileiro da história a anotar três vezes no clássico. Antes dele, só jogadores do Barça tinham feito: Romário e Evaristo de Macedo.
Na primeira semifinal da Champions League contra o Bayern de Munique. O camisa 7 abriu o marcador deixando o time de Madri na frente. Em seguida o Bayern empatou com Sané e conseguiu a virada com gol de Kane, de pênalti. No final da partida, Rodrygo foi derrubado dentro da área, e o Vinicius bateu o pênalti para deixar o time vivo no jogo da volta.
No segundo jogo, o Real Madrid superou o Bayern e chegou a final da Liga dos Campeões da Europa contra o Borussia Dortmund, da Alemanha. Carvajal abriu o placar, marcando de cabeça, no segundo tempo. A vitória já se encaminhava para o clube merengue, mas Vini Jr. deixaria o resultado ainda mais maiúsculo para o Real. Belligham roubou a bola no meio, encontrou Vinicius livre na entrada da área. Batida no alto para tirar o goleiro e calar os torcedores alemães em Wembley. O brasileiro então, consagrou o 15º troféu da história do Real Madrid sendo protagonista na decisão.
Após temporada brilhante, Vinicius Jr era cotado por especialistas e torcedores como o próximo bola de ouro brasileiro. O último representante do Brasil a vencer o prêmio foi o meio-campista Kaká, em 2008.
Confira a lista de indicados
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Rúben Dias (Manchester City)
- Phil Foden (Manchester City)
- Federico Valverde (Real Madrid)
- Emiliano “Dibu” Martínez (Aston Villa)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Nico Williams (Athletic Bilbao)
- Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)
- Artem Dovbyk (Girona/Roma)
- Toni Kroos (Real Madrid)
- Vinicius Jr. (Real Madrid)
- Dani Olmo (RB Leipzig/Barcelona)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Martin Ödegaard (Arsenal)
- Mats Hümmels (Borussia Dortmund)
- Rodri (Manchester City)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Declan Rice (Arsenal)
- Vitinha (PSG)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Bukayo Saka (Arsenal)
- Hakan Çalhanoglu (Inter de Milão)
- William Saliba (Arsenal)
- Kylian Mbappé (PSG/Real Madrid)
- Ademola Lookman (Atalanta)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- Antonio Rüdiger (Real Madrid)
- Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)
Foto: Reprodução / Instagram
Leia mais: Região Norte receberá Seleção Brasileira em preparação para jogos das Eliminatórias