Uma enchente causada por chuvas torrenciais, atingiu a cidade de Valência, na Espanha, na última terça-feira (29) deixando 64 pessoas mortas, segundo informam as autoridades locais divulgadas nesta quarta-feira (30).
Meteorologistas espanhóis relacionam o aumento da temperatura do mar Mediterrâneo com a intensidade das chuvas. O serviço meteorológico regional da Catalunha emitiu um alerta vermelho para a área ao redor de Barcelona, alertando sobre ventos fortes e granizo.
O dia Valência amanheceu com estradas bloqueadas, pessoas à espera de resgate e inúmeros danos materiais em toda a região. A cidade que é a terceira maior da Espanha, foi muito afetada, principalmente a região sul. Vários municípios ao redor da cidade, no sudeste, também foram atingidos.
O governo valenciano, precisou ativar, junto com as forças de segurança, o procedimento de Vítimas Múltiplas ainda ontem à noite. O processo de levantamento e identificação das vítimas já está em andamento.
Segundo o chefe do consórcio provincial de bombeiros de Valência, José Miguel Basset, durante a noite, cerca de 200 pessoas foram resgatadas por via terrestre, embora ainda haja “várias centenas de pessoas presas” nas autoestradas A-3 e A-5.
O acesso às áreas mais isoladas continua sendo o grande problema no atendimento às pessoas afetadas, enquanto o governo regional disponibilizou um número de telefone para o qual os familiares das pessoas desaparecidas podem ligar.
Foto: Reprodução / Alberto Saiz/ AP