quinta-feira, novembro 21, 2024

Brasil envia suporte a Cuba após desastre causado pelo Furacão Oscar

De acordo com dados oficiais até o último dia 31, oito pessoas morreram e mais de 10 mil residências foram afetadas pelo ciclone

O Ministério da Saúde brasileiro atendeu a um pedido do governo de Cuba para o envio de insumos e medicamentos em apoio à população afetada pelo desastre causado pelo Furacão Oscar.

O fenômeno de categoria 1 causou a perda total ou parcial de residências. Os ventos arrancaram telhados e paredes de casas, e derrubaram postes e árvores, segundo a TV oficial, que não exibiu imagens. De acordo com dados oficiais até o último dia 31, oito pessoas morreram e mais de 10 mil residências foram afetadas pelo ciclone.

O Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), por meio do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) , autorizou o envio de uma remessa que atende, ao todo, 4.500 pessoas pelo período de um mês. A operacionalização do envio será feita pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Daf), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics) .

“O Ministério da Saúde tem um papel fundamental no apoio humanitário internacional em momentos de desastres, especialmente na América Latina, onde o Brasil exerce um importante papel de articulação. Os kits servem para atender às necessidades básicas da população durante um tempo determinado, considerando que estruturas de saúde foram afetadas”, explica Edenilo Barreira, diretor do DEMSP.

A Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Sul (ACJM-RS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Centro Brasileiro pela Paz-Cebrapaz, Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade-REDH, Rede Continental Sul Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba, a Câmara Empresarial Brasil-Cuba também se uniram para ajudar os habitantes das áreas mais afetadas pelo fenômeno.

Foram enviados insumos como água, leite em pó, arroz, macarrão, açúcar, alimentos enlatados, roupas femininas, masculinas e infantis, pilhas, baterias e lanternas, cobertores, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza.

Com informações da Agência Gov e Associação Cultural José Marti do RS*

Foto: Reprodução/CIRA/NOAA

Leia mais: Google é multado em 2 decilhões pelo bloqueio de canais russos no Youtube

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias