Na sessão plenária desta segunda-feira (18), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (PP) afirmou que Manaus está despreparada para receber autoridades mundiais. O comentário ocorre após a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a capital amazonense nesse domingo (17).
A capital amazonense foi uma das paradas escolhidas pelo chefe de Estado norte-americano durante agenda oficial que cumpre no Brasil, incluindo a participação na cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez que um presidente dos EUA visitou o Amazonas durante o mandato.
Em Manaus, Joe Biden fez um sobrevoo de helicóptero pela região e uma visita ao Museu da Amazônia (Musa), que fica na Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte da cidade. O presidente também participou de uma visita guiada ao espaço, o maior fragmento de floresta primária em área urbana do Brasil.
De acordo com o vereador Rodrigo Guedes, a Prefeitura de Manaus deixou de passar uma boa impressão da capital amazonense ao não realizar fazer manutenção das áreas percorridas pelo presidente americano.
“Ontem tivemos a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como todos sabem. Faço uma observação que, ao longo do percurso, que o presidente dos Estados Unidos percorreu em Manaus, nem a grava do meio fio a Prefeitura de Manaus teve um cuidado de fazer uma limpeza, uma manutenção para dar uma boa impressão”, disse.
Ainda na tribuna, o parlamentar afirmou que, devido a este episódio, Manaus está pouco preparada para receber autoridades e até mesmo turistas estrangeiros.
“Infelizmente, mais uma vez, a gente mostra que [Manaus] está pouco preparada para receber, não só autoridades, mas pessoas de outros países, outros estados”, pontuou.
Críticas a Manaus
Não foi somente o vereador de Manaus que fez observações sobre a aparência do percurso por onde Joe Biden passou. Nas redes sociais, internautas de outros estados brasileiros falaram sobre a precariedade da cidade, fazendo comparações com países menos desenvolvidos.
“Manaus pior que país da África subsaariana”, escreveu um internauta. “A pobreza, meu Deus. Por que Manaus? Que vergonha”, escreveu outro usuário. “Biden conhecendo o quanto o Brasil é feio e atrasado, dá uma vergonha”, disse outro.
Estrutura do Governo
Joe Biden desembarcou em Manaus por volta das 12h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste, após cumprir agenda no Peru. Acompanhado da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elisabeth Frawley Bagley, o governador Wilson Lima cumprimentou o presidente norte-americano Joe Biden e agradeceu pela visita ao Amazonas, reforçando as relações diplomáticas entre os países.
Para a visita de Biden, o Governo do Estado disponibilizou uma estrutura com efetivo de mil policiais militares, civis, agentes de trânsito, bombeiros, além de profissionais de saúde. O aparato de segurança incluiu apoio no policiamento motorizado e a pé, escolta em todos os pontos de passagem do presidente, além de viaturas de combate a incêndio, equipes táticas, snipers, varredura antibombas, embarcações, unidades de resgate e UTI móvel.
*Com informações do O Convergente